MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES, COM O USO DE ANÁLISE DE PROCESSOS HIERARQUIZADOS (AHP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i4.12066

Palavras-chave:

Formas de relevo, Suscetibilidade, Área urbana, Análise de Processos Hierarquizados.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a distribuição das áreas de suscetibilidade a movimentos de massa na Região Administrativa 1 do município de Vila Velha (ES). O método utilizado para realização do trabalho foi o de Análise de Processos Hierarquizados (AHP), com a avaliação das variáveis geologia (cobertura superficial), declividade e curvatura horizontal. Verificou-se que os maciços costeiros, na porção norte da área de estudo, são as áreas de maior suscetibilidade, onde ocorrem a combinação de coberturas superficiais da formação Maciço Vitória, declividades predominantemente maiores que 17° e curvaturas horizontais apresentando alternância entre divergentes e convergentes. As colinas costeiras apresentam suscetibilidade variando entre média e alta nos terços médio e inferior das encostas, com declividades entre 17-27°, depósitos aluvionares e curvaturas horizontais divergentes e convergentes alternadas. As áreas de planícies têm baixa suscetibilidade a movimentos de massa, com declividades entre 0-11°, coberturas superficiais formadas por depósitos aluvionares e litorâneos e curvatura horizontal retilínea. O modelo de suscetibilidade gerado foi validado em trabalho de campo, onde foram identificadas cicatrizes de movimentos de massa na porção média e alta das encostas, em conformidade com o modelado.

Biografia do Autor

Julia Frederica EFFGEN, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel e Licenciada em Geografia. Mestranda em Geografia, com ênfase em Geomorfologia, processos de vertentes.

Eberval MARCHIORO, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Departamento de Geografia (UFES); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFES).

Downloads

Publicado

2018-01-17

Edição

Seção

Artigos