MAPEAMENTO GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À SELEÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CENTRAIS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: APLICAÇÃO AO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO-SP

Autores

  • Hermes Dias BRITO Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro (SP), Brasil.
  • Fábio Augusto Gomes Vieira REIS Depto. Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro (SP), Brasil.
  • Claudia Vanessa dos Santos CORRÊA Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i4.12225

Palavras-chave:

Geologia de Engenharia, Ordenamento Territorial Sustentável, Análise Multicriterial, Estudo de Alternativas Locacionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o desenvolvimento de um mapeamento geoambiental voltado à seleção adequada de áreas para a implantação de Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRSs), tendo como foco de aplicação o município paulista de Santa Cruz da Conceição, que apresenta expressiva inconformidade ambiental em relação à gestão dos resíduos sólidos. A integração de informações obtidas com o levantamento bibliográfico efetuado, a geração de banco de dados (incluindo fatores físicos, biológicos e socioeconômicos) e a análise multicriterial em ambiente SIG conduziram à elaboração do respectivo mapeamento. Este teve como base fundamental estudo prévio de compartimentação fisiográfica da região do local, considerando-se principalmente a permeabilidade, resistência a erosão e estabilidade a movimentos gravitacionais, que foram integrados com dados de fragmentos de vegetação, declividade, áreas de gerenciamento de risco aviário de aeródromos regionais, informações do Plano Diretor e normas técnicas e legais. Entre os resultados obtidos, destaca-se a definição de áreas propícias à implantação de CTRSs, incluindo incineradores, e de aterros sanitários em valas e em camadas. Este estudo oferece elementos para discussões e tomadas de decisão relacionadas ao processo de implantação de Centrais de Tratamento de Resíduos e empreendimentos associados, sendo aplicável a outros municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Hermes Dias BRITO, Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro (SP), Brasil.

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Unesp Rio Claro (SP)/ 2009 Mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp Rio Claro (SP)/ 2017

Fábio Augusto Gomes Vieira REIS, Depto. Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro (SP), Brasil.

Geólogo, Engenheiro Civil, prof. Dr. depto. Geologia Aplicada

Claudia Vanessa dos Santos CORRÊA, Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro (SP), Brasil.

Bacharel em Ecologia pela Unesp Rio Claro (SP)/ 2010 Mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp Rio Claro (SP)/ 2013 Bacharelanda em Geografia pela Unesp Rio Claro (SP) Doutoranda em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp Rio Claro (SP)

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos