INVERSÃO GRAVIMÉTRICA 3D DE CORPOS SALINOS NA BACIA DE CAMPOS UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores

  • Fabio Ullmann Furtado de LIMA Centro de Ensino Superior da Foz do Itajaí - Universidade do Estado de Santa Catarina (Cesfi - UDESC) http://orcid.org/0000-0002-1267-5959
  • Leila Maria Véspoli de CARVALHO University of California Santa Barbara

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v38i2.12527

Resumo

Foi realizada a inversão tridimensional de dados gravimétricos oriundo de sensoriamento remoto com o objetivo de estimar as geometrias em sub-superfície de dois corpos salinos inseridos na Bacia de Campos. As modelagens dos corpos são baseadas em informações a priori tais como: contrastes de densidade entre corpos e o meio, números de prismas e números de vértices de cada prisma que, superpostos, modelarão a forma dos corpos salinos, profundidades e distâncias radiais mínimas e máximas dos corpos, coordenadas de origem dos prismas (a partir das quais o modelo começará a construir os corpos salinos), entre outros. Todas estas informações a priori provêm de um ensaio sísmico de reflexão realizados na região de estudo. Foram modelados paredões de sal considerando dois casos distintos: uma anomalia residual Bouguer aberta (caso 1) e outra fechada (caso 2). As geometrias dos paredões de sal foram modeladas satisfatoriamente em ambos os casos. Entretanto, o tamanho do paredão no caso 1 teve que ser subestimado para se obter um melhor ajuste entre as isogais observadas e preditas. Conclui-se que o modelo parece mais eficiente em modelar anomalias Bouguer fechadas do que abertas.

Biografia do Autor

Fabio Ullmann Furtado de LIMA, Centro de Ensino Superior da Foz do Itajaí - Universidade do Estado de Santa Catarina (Cesfi - UDESC)

Departamento de Engenharia do Petróleo Área: Geofísica

Leila Maria Véspoli de CARVALHO, University of California Santa Barbara

Departamento de Geografia Área: Meteorologia

Downloads

Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Artigos