SIMILARIDADE DE ATRIBUTOS FÍSICO-QUÍMICOS COM USO DE ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA À GESTÃO QUALITATIVA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Autores

  • Maria da Conceição Rabelo Gomes Universidade Federal do Cariri - UFCa
  • Luiz Alberto Ribeiro Mendonça
  • Maria Gorethe de Sousa Lima
  • Adriana Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i2.12591

Resumo

Em regiões sedimentares, os recursos hídricos subterrâneos constituem uma reserva hídrica inestimável, notadamente em regiões de escassez quantitativa e/ou qualitativa dos recursos hídricos superficiais. Como a utilização das águas subterrâneas para fins diversos também está condicionada a qualidade, neste trabalho desenvolveu-se uma metodologia utilizando a técnica da análise fatorial, associada a análise de agrupamento multivariada, objetivando dar suporte à gestão qualitativa. Foram identificadas similaridades entre atributos físico-químicos capazes de explicar possíveis processos responsáveis pela qualidade das águas, tomando como estudo de caso a região de CRAJUBAR, no Vale do Cariri cearense. A análise fatorial aplicada a atributos físico-químicos identificou dois componentes responsáveis por aproximadamente 84% da variância total. O primeiro como indicador de poluição das águas subterrâneas por esgoto (Mg2+, K+, Cl-, NO2-, NO3- e Condutividade Elétrica) e o segundo, como indicador da dissolução dos minerais calcita e gipsita (Ca2+, SO42- e HCO3-). A análise de agrupamento multivariada por componente, nos períodos chuvoso e seco, apresentou três grupos identificados por amostras com diferentes faixas de concentrações. A evolução dos grupos, do período chuvoso para o seco, mostrou processos físico-químicos dinâmicos responsáveis pela poluição e estacionários, pela dissolução dos minerais.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Rabelo Gomes, Universidade Federal do Cariri - UFCa

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará em 2006. Mestrado em Geologia (Areá: Hidrogeologia) pela Universidade Federal do Ceará em 2009. Doutorado em Geologia (Areá: Hidrogeologia) pela Universidade Federal do Ceará em 2013.

Downloads

Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Artigos