IMAGENS LANDSAT-7/ETM+ E SRTM COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NA IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LATERÍTICOS – EXEMPLO EM BOM JESUS DA PENHA (MG).

Autores

  • Ilio Rodarte FARIA JÚNIOR Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista – UNESP. Rio Claro – SP. http://orcid.org/0000-0002-5014-8885
  • George Luiz LUVIZOTTO Departamento de Petrologia e Metalogenia - DPM, Universidade Estadual Paulista – UNESP. Rio Claro - SP. CEP 13506-900.
  • Vania ROSOLEN Departamento de Petrologia e Metalogenia - DPM, Universidade Estadual Paulista – UNESP. Rio Claro - SP. CEP 13506-900.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.12609

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Perfil de intemperismo, Greenstone Belt Morro do Ferro, Rocha ultramáfica.

Resumo

Os perfis lateríticos cobrem vasta área do território brasileiro e seus estudos são motivados por fins diversos. Internamente se estruturam na forma de horizontes com variação vertical de suas composições químicas e mineralógicas. O desenvolvimento e preservação dos perfis lateríticos são indissociáveis das características do modelado. Assim, as exposições dos horizontes de um evento de intemperismo se associam a determinadas feições e posições do relevo. Tomando por base variações químico-mineralógicas e posição no relevo, é possível aplicar técnicas de sensoriamento remoto para delimitar respostas desses horizontes quando aflorantes. Nesse trabalho, uma área na região de Bom Jesus da Penha (MG) foi previamente visitada para descrição de campo de um perfil laterítico desenvolvido a partir de gnaisses, clorita-anfibólio xisto e quartzitos, seguido de caracterizações mineralógicas dos horizontes de intemperismo do xisto ultramáfico (difração de raio X). Na sequência, foram aplicadas composições de bandas espectrais de imagens de satélite Landsat-7/ETM+ e modelos digitais de elevação e declividade do relevo, gerados de imagem de radar SRTM 1Arc-sec. Buscou-se, assim, identificar respostas espectrais para os horizontes de intemperismo descritos em campo. A aplicação do sensoriamento remoto permitiu a delimitação de áreas com características relacionáveis aos horizontes superiores do perfil laterítico identificado em campo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-27

Edição

Seção

Artigos