EVOLUÇÃO DA INFRAESTRUTURA GRAVIMÉTRICA NO BRASIL

Autores

  • Carlos Alberto Correia e CASTRO JUNIOR Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia – GO.
  • Gabriel do Nascimento GUIMARÃES Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0003-4380-4650
  • Nilson Clementino FERREIRA Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia – GO.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i2.12807

Palavras-chave:

Gravimetria, Gravímetro, Aceleração de Gravidade.

Resumo

Com o avanço das técnicas de medição da aceleração de gravidade, houve considerável aumento das aplicações gravimétricas em diversos segmentos de atividades mundo afora. Por conseguinte, uma profusão de dados gravimétricos espaciais, aéreos, marinhos e terrestres tem sido adquirida, sobretudo desde meados do século passado. Ao desafio de aprimorar as aplicações, soma-se o interesse da comunidade científica em estabelecer padrões acerca da aquisição e manutenção do acervo auferido, visando dar maior homogeneidade às informações obtidas e disponibilizadas ao usuário. No quadro brasileiro, a falta de uma política gravimétrica nacional tem acarretado iniciativas difusas, fazendo com que cada instituição preencha suas necessidades de forma independente e sem a devida padronização. O presente artigo visa a trazer à tona informações que possibilitem um melhor conhecimento das atividades gravimétricas até então empreendidas em território brasileiro, retratando as principais técnicas e instrumentos utilizados. Adicionalmente, retrata-se brevemente a trajetória das principais instituições que atuam no campo da gravimetria, no intuito de conhecer o passado, compreender o presente e antever futuras ações devidamente concatenadas.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Artigos