OBTENÇÃO DE RESULTADOS QUANTITATIVOS PARA CONCENTRAÇÃO DE CHUMBO EM SOLO COM EQUIPAMENTO XRF PORTÁTIL.

Determining quantitative lead concentration in soil with portable XRF equipment

Autores

  • Samuel Gonçalves SOUZA CRUZ Discente do Curso de Especialização em Investigação do Subsolo: Geotecnia e Meio Ambiente – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, SP.
  • Ana Elisa SILVA DE ABREU Docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Instituto de Geociências, Unicamp, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i2.12872

Resumo

O chumbo está entre as substâncias químicas consideradas contaminantes por diversos órgãos ambientais nacionais e internacionais. Para a detecção deste elemento em solo são realizados testes com aparelhos portáteis de fluorescência de raio-x (XRF-P), pois estes equipamentos apresentam inúmeras vantagens, como sua portabilidade, facilidade de uso, baixo custo, alta velocidade, alta precisão e detecção não destrutiva. Neste trabalho foi verificada a possibilidade da utilização deste equipamento para a realização de levantamentos quantitativos de Pb em amostras de solo superficial coletadas no interior e adjacências de uma área sob investigação ambiental. Tal verificação foi feita por meio de correlações lineares e testes estatísticos entre os resultados obtidos pelo XRF-P e por ensaios laboratoriais normatizados realizados em amostras pareadas. Com o tratamento estatístico aplicado aos dados, foi possível desenvolver uma equação de correlação que possibilita o cálculo das valores quantitativos confiáveis de concentrações de Pb no solo, a partir dos resultados obtidos pelo XRF-P para a área estudada.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos