INFLUENCE OF SOIL PROPERTIES AND ENVIRONMENTAL CHARACTERISTICS IN WATER INFILTRATION IN URBAN AREAS

Autores

  • Jéssyca Stanieski de SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
  • Isabel Kaufmann de ALMEIDA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8609-2991
  • Glauber Altrão CARVALHO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
  • Teodorico ALVES SOBRINHO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
  • Cláudia Gonçalves Vianna BACCHI Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.13032

Resumo

Este estudo investigou a influência das características ambientais e das propriedades do solo na taxa de infiltração em áreas urbanas permeáveis. Os experimentos foram realizados em nove pontos de amostragem localizados no perímetro urbano de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do Brasil. As taxas de infiltração foram determinadas usando um simulador de chuva portátil. Cada experimento foi repetido três vezes, com um total de vinte e sete amostras coletadas. Ao mesmo tempo, as características ambientais e as propriedades físicas do solo, que podem afetar a taxa de infiltração, também foram avaliadas. A relação entre a taxa de infiltração, as características ambientais da parcela e as propriedades físicas do solo foram verificadas usando uma matriz de correlação linear.

Biografia do Autor

Isabel Kaufmann de ALMEIDA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Tecnologias Ambientais - Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra disciplinas relacionadas fenômenos de transporte, hidrologia, hidráulica e recursos hídricos em Cursos de Graduação (Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação) e Pós-Graduação (Tecnologias Ambientais). É Coordenadora do Laboratório ModelHy - Modelagem e Ecotecnologias, sediado na FAENG, Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas diferentes áreas da Engenharia Civil. Buscando a representação matemática dos processos envolvidos, atua nos temas: Recursos Hídricos, Hidrologia, Hidráulica, Ecotecnologias, Processos Hidrológicos, Balanço Hídrico, Modelagem e Análise de Infraestruturas. Atualmente é revisora de diversos Periódicos, incluindo Water Resources Management; RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos; Geociências; Proceedings of the ICE - Water Management; Journal of Hydrology and Hydromechanics; African Journal of Engineering Research; Structure and Infrastructure Engineering. É Líder do Grupo de Pesquisa ModelHy.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

Artigos