USO DA ANÁLISE MULTIVARIADA PARA SUBSIDIAR NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA BACIA SEDIMENTAR DO ARARIPE, SUL DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Maria da Conceição Rabelo GOMES Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Raimunda Moreira da FRANCA Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v38i1.13052

Palavras-chave:

Poços, Hidroquímica, Análise fatorial, Análise de agrupamento.

Resumo

O monitoramento das águas subterrâneas geralmente envolve muitas variáveis para a caracterização de sua qualidade, e estas, por sua vez, são fortemente correlacionadas, dificultando o entendimento de suas inter-relações. Com a utilização de análise multivariada é possível reduzir o número de variáveis, indicar as que são responsáveis pela dispersão das observações e evidenciar agrupamentos, objeto deste estudo para o município de Juazeiro do Norte, Ceará. A partir destes resultados pode-se observar que as características das águas estão fortemente relacionadas com a formação geológica dos poços estudados. Portanto, medidas de monitoramento podem ser realizadas com base nos elementos hidroquímicos determinantes da qualidade das águas (CE, STD, dureza total, Ca2+, Mg2+, K+, Cl-, pH, HCO3 e N-NO3) identificados pela análise fatorial. Estas medidas podem ser voltadas para conservação dos solos e melhor uso das águas subterrâneas do município de Juazeiro do Norte. Procedimentos de agrupar as amostras de águas similares em função das variáveis que definem a qualidade das águas facilitam o processo de gestão de recursos hídricos, principalmente nas atividades de monitoramento e de utilização das águas.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Rabelo GOMES, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará em 2006. Mestrado em Geologia (Areá: Hidrogeologia) pela Universidade Federal do Ceará em 2009. Doutorado em Geologia (Areá: Hidrogeologia) pela Universidade Federal do Ceará em 2013.

Raimunda Moreira da FRANCA, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri e mestrado em Engenharia Civil - área de concentração Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, Doutoranda em Engenharia Civil - Concentração em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-04-06

Edição

Seção

Artigos