APLICAÇÃO DE MÉTODO ELETROMAGNÉTICO TERRESTRE DE INVESTIGAÇÃO RASA NUMA OCORRÊNCIA CUPRÍFERA LOCALIZADA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL (RS)

Ground electromagnetic application in near surface investigation of a copper mineralization in the Caçapava do Sul countryside (RS)

  • Jorge da Cruz BITENCOURT Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Henrique Garcia PEREIRA Universidade Federal do Paraná - UFPR http://orcid.org/0000-0001-9658-997X
  • José Pedro Rebés LIMA Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Marco Antonio Fontoura HANSEN Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • César Augusto MOREIRA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Resumo

O atendimento e manutenção de demandas industriais e de construção civil em relação a insumos minerais estimula pesquisas para a descoberta de novos depósitos minerais ou para a ampliação de jazidas conhecidas. O método geofísico eletromagnético indutivo (EM) é muito utilizado em estudos envolvendo a pesquisa de minerais metálicos. Na busca por cobre o método EM é eficiente devido a este metal se comportar como excelente corpo condutor na presença de um campo magnético, o que por sua vez possibilita a sua distinção dos demais constituintes rochosos pela elevada condutividade elétrica resultante. Este trabalho descreve a aplicação do método EM para mapeamento de fraturas mineralizadas na área da ocorrência cuprífera Victor Teixeira. A investigação da subsuperfície foi elaborada de acordo com o alinhamento tectônico preferencial NW-SE das fraturas mineralizadas obtidas previamente pelos dados de sensoriamento remoto e corroborada pelas atitudes obtidas no levantamento estrutural de detalhe. As seções de condutividade aparente evidenciaram anomalias verticais de elevada condutividade (superiores a 15 mS/m) para os locais onde cruzavam as fraturas mapeadas, sugerindo a confirmação da presença de mineralizações cupríferas em subsuperfície na área da ocorrência mineral estudada.

Biografia do Autor

Jorge da Cruz BITENCOURT, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Geofísico. Atualmente é aluno de mestrado profissionalizante em Tecnologia Mineral na Universidade Federal do Pampa - Av. Pedro Anunciação, 111, 96570-000, Caçapava do Sul, RS.

Henrique Garcia PEREIRA, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Geofísico. Mestre em Geociências e Meio Ambiente. Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Geologia da Universidade Federal do Paraná - Rua Francisco Heráclito dos Santos, 100 - 81531-980, Curitiba, PR.

José Pedro Rebés LIMA, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor adjunto na Universidade Federal do Pampa - Av. Pedro Anunciação, 111, 96570-000, Caçapava do Sul, RS.

Marco Antonio Fontoura HANSEN, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor adjunto na Universidade Federal do Pampa - Av. Pedro Anunciação, 111, 96570-000, Caçapava do Sul, RS.

César Augusto MOREIRA, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Professor Assistente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Av.24ª, 1515, 13506-900, Rio Claro, SP.

Publicado
2020-07-16