DADOS MULTI-SENSORES PARA RECONHECIMENTO E MAPEAMENTO DE AMBIENTES SEDIMENTARES NA PLANÍCIE DO RIO AMAZONAS

Multi-sensor data to recognize and map sedimentary environments in the Amazonas River lowland

Autores

  • Simmon Viegas de SOUZA Mestrado em Geociências na linha de Geotecnologias Aplicadas ao Estudo de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
  • Suzan Waleska Pequeno RODRIGUES Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i2.13500

Resumo

Este trabalho propôs utilizar imagens de Synthetic Aperture Radar (SAR) que operam no intervalo das microondas, assim como imagens ópticas que operam no Visible-Near Infrared (VNIR) para reconhecer e mapear os principais ambientes fluviais do Baixo Amazonas. A área-teste (Ilha Grande do Tapará, que correspondente ao setor central do Baixo Rio Amazonas) foi escolhida com o intuito de aumentar a acurácia e qualidade de pontos de controle usados na interpretação dos ambientes da planície. O mapeamento das feições sedimentares foi baseado em classificações não supervisionadas e intepretação visual das imagens Ópticas, SAR e da imagem SPC-SAR resultante do sinergismo entre as imagens iniciais. Os resultados permitiram a identificação de classes lama, areia, vegetação arbórea e pasto aquático, resultando na associação de ambientes de lagos, diques, canais fluviais, deltas fluviais e praia fluvial. Os índices de acurácia geral obtidos pelos classificadores foram de 93,33% e 0,90 para a imagem do sensor óptico; 93,33% e 0,89 para a imagem SAR; e 78,25% e 0,63 para o produto SPC-SAR. Os resultados indicam que o uso dos dados associados nos fornece importantes e precisas informações sobre a planície e, ainda, que o produto integrado contribuiu para o mapeamento da área estudada.

Biografia do Autor

Simmon Viegas de SOUZA, Mestrado em Geociências na linha de Geotecnologias Aplicadas ao Estudo de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2017) e atualmente é aluno do Mestrado em Geociências na linha de Geotecnologias Aplicadas ao Estudo de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Durante a graduação atuou como monitor em disciplinas da área de Geotecnologias, Geologia Estrutural e Mapeamento de Campo, além de ter atuado como pesquisador voluntário e como bolsista de Iniciação Científica (IC) em projetos de pesquisa voltados para uso e aplicação de dados de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas em estudos geológicos (Cráton Amazônico) e ambientais (Planície do Baixo Amazonas). Atualmente sua pesquisa é voltada para o desenvolvimento de novas técnicas de aplicação de Sensoriamento Remoto Hiperespectral para o mapeamento das assinaturas espectrais das alterações hidrotermais associadas ao depósito de ouro orogênico Córrego do Sítio do Greenstone Belt Rio das Velhas, Quadrilátero Ferrífero.

Suzan Waleska Pequeno RODRIGUES, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2006), Especialização em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (2011), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2008) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2014) com período sanduíche na University of Washington. Atualmente é docente do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Geológica, Geologia Costeira e Fluvial, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento e mapeamento de feições sedimentares a partir do processamento de imagens ópticas e radar e estudo de paleoambientes.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos