AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE À POLUIÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA URBANA, USANDO O MÉTODO SI, EM RONDONOPOLIS, MATO GROSSO, BRASIL

Assessment of urban groundwater vulnerability to polution using SI method in Rondonópolis, Mato Grosso, Brazil

  • Alteredo Oliveira CUTRIM Professor aposentado da UFMT de Cuiabá.Professor visitante da Universidade Federal do Sul da Bahia, de 2015 a 2017.
  • Fernando Ximenes de Tavares SALOMÃO Professor aposentado da UFMT, Departamento de Geologia Geral de Cuiabá.
  • Joana Angélica Guimarães da LUZ Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada na cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso, com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade à contaminação do Aquífero Furnas, usando o método SI - Susceptibility Index. O SI gerou as vulnerabilidades desprezíveis, baixas, moderadas e altas. Essas vulnerabilidades são consistentes com as características hidrogeológicas do aquífero e os tipos de uso e ocupação da área. Este desempenho do SI está relacionado às suas características e os ajustes feitos à área de estudo. Estes resultados podem ser usados para elaborar plano de gestão do aquífero, para estabelecer área de proteção de poço e rede de poços de monitoramento de qualidade de água.

Biografia do Autor

Alteredo Oliveira CUTRIM, Professor aposentado da UFMT de Cuiabá.Professor visitante da Universidade Federal do Sul da Bahia, de 2015 a 2017.

Professor aposentado da UFMT, Departamento de Geologia Geral da |UFMT. Professor visitante da UFSB no período de 2015 a 2017.

Fernando Ximenes de Tavares SALOMÃO, Professor aposentado da UFMT, Departamento de Geologia Geral de Cuiabá.

Professor aposentado do Departamento de Geologia Geral da UFMT de Cuiabá.

Joana Angélica Guimarães da LUZ, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB.

Reitora da UFSB

Publicado
2021-03-24