AQUISIÇÃO DE DADOS ESPACIAIS E ANÁLISE DA QUALIDADE DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS OBTIDOS ATRAVÉS DE RPA

Spatial data acquisition and quality analysis of cartogtaphic products obtained through RPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i2.13763

Resumo

Com o aumento recente da utilização de RPAs, aeronaves remotamente pilotadas, para diversas finalidades, surge, além da preocupação referente à legislação específica, questionamentos relacionados à acurácia dos produtos gerados e sua classificação perante o Padrão de Qualidade Posicional (PEC). Com o intuito de produzir e avaliar os dados cartográficos e produtos fotogramétricos obtidos utilizando esta tecnologia e propondo uma abordagem de baixo custo, foi escolhida uma porção do Riacho Cavouco, afluente do rio Capibaribe situado dentro da Universidade Federal de Pernambuco, como a área de estudo e de levantamento de voo. Neste estudo, mostrou-se que RPAs possibilitam a diversificação de produtos fotogramétricos com alta acurácia, atendendo a classe A da PEC.

Biografia do Autor

Mariana Sarah SUICA TORRES, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheira Agrimensora, mestranda em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação no departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Ciência de Tecnologia (CTG)

Rhassanno Caracciolo PATRIOTA, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil, mestrando em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação no departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Ciência de Tecnologia (CTG)

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Artigos