DISPONIBILIDADE HÍDRICA E BALANÇO HÍDRICO DA BACIA DO RIO CACHOEIRA NA REGIÃO DE ITABUNA/BA

Autores

  • Bruno Zanon ENGELBRECHT Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), UNESP - Campus de Rio Claro,SP. Centro de Estudos Ambientais (CEA), UNESP - Campus de Rio Claro, SP.
  • Roger Dias GONÇALVES Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), UNESP - Campus de Rio Claro,SP. Centro de Estudos Ambientais (CEA), UNESP - Campus de Rio Claro, SP.
  • Elias Hideo TERAMOTO Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), UNESP - Campus de Rio Claro,SP. Centro de Estudos Ambientais (CEA), UNESP - Campus de Rio Claro, SP.
  • Hung Kiang CHANG Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), UNESP - Campus de Rio Claro,SP. Centro de Estudos Ambientais (CEA), UNESP - Campus de Rio Claro, SP.Departamento de Geologia Aplicada (DGA), UNESP - Campus de Rio Claro, S

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v38i3.13806

Resumo

Foi estimado o balanço hídrico na Bacia do Rio Cachoeira, na região de Itabuna (Sul da Bahia), para o período de 1973 a 2005, utilizando-se a série histórica de vazão do Rio Cachoeira e a precipitação acumulada nesse período, com base em dados obtidos de cinco estações pluviométricas. Para o cálculo dos escoamentos de base e superficial foi aplicada a técnica de filtros digitais, que permite separar, de maneira automatizada e sistemática, a contribuição das componentes fluxo de base e escoamento superficial. A evapotranspiração acumulada anual média da bacia hidrográfica corresponde a cerca de 85% da precipitação, enquanto 15% desta corresponde ao escoamento total. O escoamento superficial representa a maior parcela da água escoada, com média anual de 84,53% e máximo de 92,2% no período chuvoso, indicando baixa capacidade de infiltração de água no subsolo. A recarga média anual estimada para o aquífero (27.35 mm/a) corresponde a 15% da vazão média do rio Cachoeira e a 2,34% da precipitação média anual.

Biografia do Autor

Hung Kiang CHANG, Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC), UNESP - Campus de Rio Claro,SP. Centro de Estudos Ambientais (CEA), UNESP - Campus de Rio Claro, SP.Departamento de Geologia Aplicada (DGA), UNESP - Campus de Rio Claro, S

P.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos