AVALIAÇÃO DE METAIS PESADOS NOS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BOQUIRA, NO SEMIÁRIDO BAIANO - BRASIL

Evaluation of heavy metals in water resources of the municipality of Boquira, in the semi-arid of Bahia - Brazil

Autores

  • Rafael Ribeiro DALTRO Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • José Ângelo Sebastião Araújo dos ANJOS Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Maria da Conceição RABELO GOMES Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i1.14013

Resumo

O município de Boquira, localizado na porção centro sul do estado da Bahia, está situado em um ambiente geológico com importante background natural para Pb e Zn, onde hospedou entre os anos de 1960 e 1992 a maior mina de Pb e Zn do Brasil. Diante disso, buscou-se avaliar a qualidade dos recursos hídricos utilizados para abastecimento humano no município, frente a uma possível contaminação natural e/ou antrópica por metais, e a influência dos passivos ambientais deixados no município após o súbito abandono da mineração. Para tanto, realizou-se campanhas de campo e amostragem de alíquotas de água objetivando a realização de análises químicas laboratoriais para monitoramento e comparação com outros autores. Concluiu-se que existe influência do background natural das rochas do município de Boquira nos recursos hídricos utilizados pela população, conferido valores acima do Valor Máximo Permitido para consumo humano para metais como Ca, Fe, Mg e Na. Apesar das maiores concentrações para metais como Pb, Zn e Cd estarem situadas nas águas das galerias da mina subterrânea e bacia de rejeito, não foi encontrado elevados teores desses metais nos recursos hídricos analisados.

Biografia do Autor

Rafael Ribeiro DALTRO, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2013). Mestrado na área de geologia ambiental e recursos hídricos pela Universidade Federal da Bahia (2017), Tem experiência nas áreas de mapeamento geológico, geologia de meio ambiente e geoprocessamento.

José Ângelo Sebastião Araújo dos ANJOS, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1983), especialista em Planejamento e Administração dos Recursos Naturais (UCSAL-1990), aperfeiçoamento em Geologia e Meio Ambiente (UFBa-1993), especialização em Avaliação de Impacto Ambiental (UFRj-1994), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (USP-1998) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (USP-2003). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, lecionando na graduação a disciplina Geologia Ambiental e Geologia de Campo II, e na pós graduação em Geologia (Mestrado e Doutorado), a disciplina Sustentabilidade das Grandes Minas no Semiárido Baiano.

Maria da Conceição RABELO GOMES, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2007), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorado em Geologia (Linha de Pesquisa: Hidrogeologia e Gestão Hidroambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2013). Experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas e contaminação de aquíferos; hidrogeoquímica, estimativas de reservas hídricas subterrâneas e estatística multivariada de dados. Atualmente professora visitante da Universidade Federal da Bahia, no Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia (área de concentração: Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos).

Downloads

Publicado

2020-05-20

Edição

Seção

Artigos