UTILIZAÇÃO DE ENSAIOS DE CAMPO PARA A AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE UM ATERRO SANITÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU)

Use of field tests to assess the mechanical resistance of Municipal Solid Waste landfills (MSW)

Autores

  • Roberto Antonio CORDEIRO DA SILVA Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental
  • Alfran Sampaio MOURA Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental
  • Andressa de Araújo CARNEIRO Universidade Federal do Piauí, Centro de Tecnologia.
  • Claver Giovanni PINHEIRO CONSTRUCT-GEO, Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0002-0402-1357
  • Sônia Maria SILVA VASCONCELOS Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geologia.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v40i3.14028

Resumo

Nesse estudo, avalia-se o comportamento geomecânico dos resíduos sólidos urbanos (RSU), com ênfase na resistência ao cisalhamento, do Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC). Foram realizados ensaios em laboratório para caracterização física dos RSU, sondagens à percussão (SPT) e ensaios de prova de carga direta (PCD) em diferentes momentos no tempo, em uma Célula Experimental e no maciço antigo do aterro já existente. Posteriormente, com base nos resultados dos ensaios PCD realizadas, determinou-se a capacidade de carga da célula experimental e do aterro antigo. A partir dos ensaios SPT realizados não foi constatado tendência de elevação ou diminuição do índice de resistência à penetração (NSPT) ao longo do tempo. A partir das PCD realizadas ficou evidente, tanto na célula experimental quanto no aterro antigo, uma relação bastante linear entre a pressão aplicada e o recalque obtido com a placa, indicando ausência da ruptura física na massa de resíduos solicitada. Percebeu-se a presença do efeito fibra no comportamento dos resíduos apenas para o aterro antigo. De forma geral, o aterro antigo apresentou rigidez e capacidade de carga mais elevada que o da célula experimental.

Biografia do Autor

Roberto Antonio CORDEIRO DA SILVA, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1989), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente é professor pleno i - Secretaria da Educação Básica e outro (especifique) da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: solos, lagoa, erosão, geotécnica e oxigênio.

Alfran Sampaio MOURA, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1994), graduação em Licenciatura Plena Em Disciplinas Específicas do E pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Escavações, atuando principalmente nos seguintes temas: fundações, pavimentação, geotecnia, capacidade de carga e mecânica dos solos.

Andressa de Araújo CARNEIRO, Universidade Federal do Piauí, Centro de Tecnologia.

Professora da Universidade Federal do Piauí- UFPI, Centro de Tecnologia. Possui Graduação em Geologia e Mestrado em Engenharia Civil na área de Geotecnia pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado na área de Geotecnia em andamento pela Universidade de Brasília. Participa do Grupo de Pesquisa em Recursos Naturais e Sustentabilidade Ambiental - RENASA da UFPI na linha de Pesquisa em Geotecnia.

Claver Giovanni PINHEIRO, CONSTRUCT-GEO, Universidade do Porto

Possui graduação em Geografia/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Tecnologia em Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2011) e Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (2014). Tem experiência em trabalhos com Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Resíduos Sólidos, Gestão Pública, Legislação Ambiental e Geotecnia atuando principalmente nos seguintes temas: Ensaios de Placa, Estacas Hélice Continua e Métodos Empíricos para Previsão de Cargas em Estacas. Atualmente é aluno de doutorado em Geotecnia na Universidade do Porto, sendo bolsista do CNPQ.

Sônia Maria SILVA VASCONCELOS, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geologia.

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1974), graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979), especialização em Hidrogeologia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (1989), doutorado em Geociências (Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutoramento em Geoestatística realizado no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2008). Professora da Universidade Federal do Ceará desde 1983. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluxo de água subterrânea, Geoestatística e Geofísica aplicadas em Hidrogeologia .

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos