ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA ESPECTRORRADIOMETRIA E GEOESTATÍSTICA DE SOLOS: UMA DISCUSSÃO EM 10 ANOS

Autores

  • Jonathas Jesus dos SANTOS Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Washington de Jesus Sant'Anna da FRANCA-ROCHA Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Gustavo Macedo de Mello BAPTISTA Universidade de Brasília, Instituto de Geociências - UnB
  • Deorgia Tayane Mendes de SOUZA Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Ardemirio de Barros SILVA Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Sarah Moura Batista dos SANTOS Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v38i4.14112

Resumo

A propagação e disponibilidade de fontes e recursos de informação em formato digital tem favorecido o desenvolvimento de indicadores importantes, como exemplo das pesquisas bibliométricas para a mensuração da atividade científica. Nessa perspectiva, pretende-se analisar multitemporalmente as publicações em periódicos científicos sobre espectrorradiometria e solos, geoestatística de solos, em uma escala temporal de 10 anos. Nesse sentido, utilizou-se a plataforma SCOPUS para a análise, configurando os dados de busca, selecionando somente os artigos, o limite de busca por ano e o limite de campo de conhecimento. Logo depois, as informações gerais de todos os periódicos incluindo país de publicação, nome dos autores, coautores, citações, entre outros, foram exportados e estabeleceu-se as redes semânticas no programa VOSviewer®, selecionando-se o período de 2007 a 2017. Observou-se um crescimento do número de publicações dos dois temas pesquisados ao longo do tempo, os países que mais publicaram sobre espectrorradiometria e solos são os EUA e o Reino Unido e, sobre geoestatística de solos a China e o Brasil.

Biografia do Autor

Jonathas Jesus dos SANTOS, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Geógrafo, Professor de Geografia e Pesquisador. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM/UEFS).

Washington de Jesus Sant'Anna da FRANCA-ROCHA, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Geólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia (1981), possui mestrado em Geologia Econômica (1995) e doutorado em Geologia (2001), pela Universidade Federal da Bahia com estágio em Geographical Informatiom System no Geological Survey of Canada (1999). É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Gustavo Macedo de Mello BAPTISTA, Universidade de Brasília, Instituto de Geociências - UnB

Professor Associado I do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília. Coordenador do Pólo UnB do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - ProfCiamb (2018-atual). Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (2016-2018) e ex-Diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM/UnB (2014-2016). Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília (1994), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais - Habilitação Geografia pela União Pioneira de Integração Social Faculdades Integradas (2009), especialização em Inteligência de Futuro: Prospectiva, Estratégia e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (2015), mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2001).

Deorgia Tayane Mendes de SOUZA, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutoranda em Geociências Aplicadas - Universidade de Brasília - UNB. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, (2013). Professora da Área de Geociências - UEFS . Atualmente vinculada aos projetos MapBiomas Árida e MapBiomas - Mapeamento Anual da Cobertura do Solo - Caatinga . Tem experiência na área de Geografia e Geociências com enfase em sensoriamento remoto e ciências do solo.

Ardemirio de Barros SILVA, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Escola de Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1969), mestrado em Mineral Exploration and Remote Sensing no Imperial College (1987) e doutorado em Geographical Information Systems na The Open University (1991), ambas na Inglaterra. Trabalhou em diversas Empresas Nacionais (Sondotécnica Engenharia de Solos S/A, DOCEGEO e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM) Atuou na UNICAMP como Professor no Instituto de Geociências até sua aposentadoria em 2003. Atualmente é Professor Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana onde atua na Graduação, Pós-graduação, trabalhos de Extensão e Pesquisa. Consultor ad hoc do CNPq, FAPESP, GEOCIENCIAS/UNESP, FLORESTA E AMBIENTE/UFRJ, FUNDECT/MS, FINEP.

Sarah Moura Batista dos SANTOS, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciada em Geografia, formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2015) com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal (2012-2013). Durante o mestrado foi bolsista Fapesb e na graduação desenvolveu iniciação cientifica como bolsista no Laboratório de Espectrorradiometria (Labespectro). Atualmente ensina no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - campus Salvador, como professora substituta, atuando no ensino superior e médio técnico.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Edição

Seção

Artigos