ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE ROCHAS AGLOMERADAS E ROCHAS NATURAIS

Comparative study between technological properties of agglomerated ans natural stones

  • Abiliane de Andrade PAZETO Centro de Tecnologia Mineral, CETEM
  • Tânia Cleiciane Barbosa SOUZA Instituto Federal do Espírito Santo/IFES
  • Bruna Xavier FAITANIN Centro de Tecnologia Mineral, CETEM

Resumo

O Brasil é 5º maior produtor de rochas ornamentais do mundo. No entanto, nos últimos anos têm crescido no país a importação e produção de rochas aglomeradas, que já se tornaram a maior concorrente das rochas naturais no acabamento de obras civis. Apesar desse crescente consumo, não há na maioria das vezes adequado conhecimento das propriedades tecnológicas desse material artificial por parte dos especificadores e consumidores, tornando sua aplicação empírica e podendo ocasionar degradações diversas em função do uso. Por outro lado, existe no meio comercial o sentimento de que os aglomerados possuem durabilidade superior às rochas naturais, sem haver, no entanto, embasamento científico. O objetivo deste trabalho foi determinar e comparar as propriedades petrográficas e o comportamento tecnológico de quatro rochas aglomeradas e duas rochas naturais com distintos aspectos mineralógicos e texturais visando, com isso, o estabelecimento de parâmetros capazes de explicar e/ou prever o desempenho físico-mecânico e químico dessas rochas quando em uso. Os resultados tecnológicos revelam que tanto as rochas aglomeradas quanto as naturais apresentaram desempenho satisfatório, qualificando-os para uso ornamental e revestimento. No entanto, para os índices físicos, um dos quartzitos apresentou desempenho superior ao de um dos materiais artificiais.

Biografia do Autor

Abiliane de Andrade PAZETO, Centro de Tecnologia Mineral, CETEM

Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Rodovia Cachoeiro Alegre, Km 05, Bloco 10, Fazenda Morro Grande, CEP 29300-970. Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Tânia Cleiciane Barbosa SOUZA, Instituto Federal do Espírito Santo/IFES

Programa de Pós-graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais, Instituto Federal do Espírito Santo/IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim. Rodovia ES-482 (Cachoeiro-Alegre), Fazenda Morro Grande, Caixa Postal 727, CEP 29311-970. Cachoeiro de Itapemirim, ES

Bruna Xavier FAITANIN, Centro de Tecnologia Mineral, CETEM

Centro de Tecnologia Mineral, CETEM,

Rodovia Cachoeiro Alegre, Km 05, Bloco 10, Fazenda Morro Grande, CEP 29300-970.

Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Publicado
2020-12-19