ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS GRÃOS FINOS NOS PARÂMETROS DE CONSISTÊNCIA, CONSOLIDAÇÃO E PERMEABILIDADE DO SOLO

Analysis of the influence of fine grains in the parameters of consistency, consolidation and permeability of the soil

  • Caíque Lima de SANTANA Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Stephanny Conceição Farias do EGITO COSTA Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, 45662-900, Salobrinho, Ilhéus, Bahia.
  • Jocielle RODRIGUES DA SILVA Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Os solos argilosos são frequentemente usados em aplicações de Engenharia Geotécnica. Esse fato torna relevante a ampliação do conhecimento sobre os fatores que influenciam em seus parâmetros de engenharia. Nesse sentido, o presente estudo visou avaliar a influência do percentual de grãos finos sobre os parâmetros de consistência, consolidação e permeabilidade de amostras de solo compactadas. Foram analisadas as misturas com 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70, 75 e 80%, em massa de finos. Os resultados apontaram para a influência direta dos grãos finos sobre os parâmetros analisados. Houve um aumento progressivo nos limites de Atterberg em relação ao aumento dos finos, com variação discreta do limite de plasticidade. O índice de vazios e o coeficiente de permeabilidade decaíram com o incremento de finos, apresentando uma taxa de variação decrescente ao longo da consolidação. Os Coeficientes de Consolidação foram obtidos através de duas metodologias distintas, pelo método de Taylor e pela correlação matemática de Terzaghi, que apontaram para o decréscimo sucessivo desse parâmetro ao longo do aumento finos na mistura. Contudo, o método de Taylor rendeu um conjunto de valores com os menores coeficientes de correlação, apresentando maiores desvios.

Palavras-chave: Consolidação, Solo fino, Consistência, Compressibilidade, Permeabilidade.

Biografia do Autor

Caíque Lima de SANTANA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Engenharia Civil

Stephanny Conceição Farias do EGITO COSTA, Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, 45662-900, Salobrinho, Ilhéus, Bahia.

Aluna de Doutorado em Eng. Civil e Ambiental pela UFCG e docente em Eng. Civil na UESC

Jocielle RODRIGUES DA SILVA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Engenharia Civil

Publicado
2021-10-18