GEOLOGIA DO GRANITO CAPOTE, SEGMENTO MERIDIONAL DO BATOLITO TRÊS CORREGOS, SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Geology of the Capote Granite, Southern segment of Três Córregos Batholith, South os São Paulo State

  • Otávio Augusto Ruiz Paccola VIEIRA Pós-Graduação em Geociências - IGCE- UNESP- Univ. Estadual Paulista
  • Antonio Misson GODOY Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Departamento de Geologia
  • George Luiz LUVIZOTTO Depto de Geologia - IGCE- UNESP- Univ. Estadual Paulista. Av. 24A, 15151-Bela Vista, CEP. 13 506-900-Rio Claro (SP), Brasil.

Resumo

O Granito Capote constitui um corpo intrusivo de forma alongada, de 600 Km2, localizado nas proximades das cidades de Capão Bonito, Guapiara e Ribeirão Branco e no extremo nordeste de Araçaíba. Está associado a Província Mantiqueira Central e correlacionado a evolução neoproterozoica do Terreno Apiaí. As rochas do batólito foram divididas em quatro fácies, denominadas de Paiol da Telha, Serra Velha, Associação Capote e Apiaí-Mirim. Petrograficamente suas rochas constituem hornblenda-biotita granodiorito a quartzo monzonito (Fácies Paiol da Telha e Serra Velha) a biotita monzogranito a sienogranito com hornblenda (Associação de Fácies Capote e Apiaí Mirim), leucocrática, predominantemente inequigranular, porfirítica, com fenocristais de microclínio branco a rosa de dimensões inferiores a 3 a 4 cm, granulação fina a média, coloração cinza ou rósea e isotrópica a sub-orientada com discreta foliação milonítica e ou cataclástica. A fácies Apiaí-Mirim é considerada uma fácies indiscriminada, devido à alta taxa de deformação, o que gera milonitos e cataclasitos. Análises de química mineral determinam como mineralogia principal microclínio, oligoclásio, anfibólio (edenita a ferroedenita) e biotita (flogopita e annita), com ferroedenita e annita mais comum nas fácies mais evoluídas. As rochas granitoides apresentam caráter cálcio alcalino, peraluminoso, do tipo I cordilheirano, sin colisional de ambiente de arco magmático e geradas pela fusão de rochas da crosta inferior.

Publicado
2021-03-24