GEOQUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA BACIA SEDIMENTAR DO CARIRI CEARENSE, NORDESTE DO BRASIL

Underground water geochemistry of the sedimentary basin of Cariri Cearense, Northeast of Brazil

  • Roberto Jefferson da SILVA SANTOS Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Alberto Ribeiro MENDONÇA Universidade Federal do Ceará.
  • Fernando José Araújo da SILVA Universidade Federal do Ceará.

Resumo

Os poços em estudo estão localizados na Bacia Sedimentar do Araripe, região sudeste do estado do Ceará, composta por Abaiara, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha e Porteiras. O objetivo deste estudo é empregar os resultados da análise da água informados no Relatório 2011 – COGERH, para identificar processos e mecanismos que afetam a química das águas subterrâneas. A fácies hidroquímica apresentou predominância de águas mistas bicarbonatadas nos períodos chuvoso e seco. As águas em sua maioria são alcalino-terrosas e ânions ácidos fracos. Poucos poços apresentaram troca iônica reversa e nenhum o processo de desdolomitização. A dominância da rocha é predominante, revelando o intemperismo químico de minerais formadores da rocha influenciando a qualidade da água subterrânea pela sua dissolução através da qual circula, há também a possibilidade do intemperismo carbonático devido a abundância de Ca2+ e Mg2+. A modelagem geoquímica por meio do WATEQ4F permitiu predizer o nível de saturação dos minerais halita, gipsita, calcita e dolomita.

Biografia do Autor

Roberto Jefferson da SILVA SANTOS, Universidade Federal do Ceará

Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

Luiz Alberto Ribeiro MENDONÇA, Universidade Federal do Ceará.

Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Avenida da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE

Fernando José Araújo da SILVA, Universidade Federal do Ceará.

Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Avenida da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza – CE.

Publicado
2022-02-02