PALYGORSKITE FROM PIAUÍ, BRAZIL: TECHNOLOGICAL INVESTIGATION OF A NEW MINERAL OCCURRENCE WITH INDUSTRIAL AND ENVIRONMENTAL APPLICATIONS

Palygorskita do Piauí, Brasil: investigação tecnológica de uma nova ocorrência mineral para aplicações industriais e ambientais

Autores

  • Marcelle Lemos Amorim de CERQUEDA UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Arruda Nogueira Gomes da SILVA Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Carlos BERTOLINO Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i02.16285

Resumo

A pesquisa relaciona-se a uma investigação tecnológica de uma amostra run-of-mine de palygorskita proveniente de uma nova ocorrência em Guadalupe, estado do Piauí, Brasil e consistiu em beneficiamento e classificação granulométrica a úmido em 45 e 20 µm, com posterior separação magnética da alíquota com tamanho de partícula inferior a 20 µm. As frações obtidas foram caracterizadas por difratometria de raios X, espectrometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura, determinação da capacidade de troca catiônica (CTC), medição de carga superficial (potencial Zeta) e análise das propriedades texturais do argilomineral através da fisissorção de N2 usando a determinação de área superficial BET. De acordo com os resultados a amostra consiste em palygorskita, caulinita, goethita e quartzo, apresenta 41 meq 100g-1 de CTC, carga superficial negativa em uma faixa de pH de 2,2 a 14, área superficial específica de 142,08m2g-1 e tamanho médio do diâmetro dos poros em 52,77 Å. A nova ocorrência de palygorskita possui características para aplicações adsorventes, como adsorventes.

 

Palavras-chave: Argilomineral. Investigação tecnológica. Aplicações industriais.

 

 

Biografia do Autor

Marcelle Lemos Amorim de CERQUEDA, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Pós-graduação em Geociências. Faculdade de Geologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.

Fernanda Arruda Nogueira Gomes da SILVA, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Avenida Athos da Silveira Ramos, 149. Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro-RJ.

Luiz Carlos BERTOLINO, Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Geociências.

Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Avenida Pedro Calmon, 900, Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro-RJ.

 

Downloads

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos