PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS A PARTIR DA MODELAGEM HIDROSSEDIMENTOLÓGICA E ESTUDO DE CENÁRIOS ALTERNATIVOS DE USO E COBERTURA DO SOLO

Environmental management of watersheds from the hydrosedimentological modeling and study of alternative land cover scenarios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i3.16368

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os resultados da modelagem hidrossedimentológica sob diferentes cenários alternativos de uso e cobertura do solo para a bacia hidrográfica do rio Goiana (Pernambuco), discutindo-se quanto ferramenta para o planejamento e ambiental de bacias hidrográficas. Utilizou-se o modelo hidrológico SWAT junto ao SWAT-CUP para execução dos produtos de vazão, sedimentos e cenários hipotéticos. O cenário alternativo de reflorestamento demonstra que as áreas de vegetação nativa reduzem as vazões de pico no período chuvoso e elevam a disponibilidade hídrica nos períodos que sucedem o período chuvoso. Para produção de sedimentos, o cenário de expansão urbana acarretou estimativas superiores, o que pode ser relacionado a redução de áreas florestais e aumento de áreas impermeabilizadas. O cenário do Uso Atual apresentou aporte considerável de sedimentos, demonstrando o impacto que a produção agropecuária possui nos processos erosivos. Em ambos os cenários se reconhece a necessidade do desenvolvimento de estratégias de conservação ambiental, em que se retrata neste trabalho os benefícios da recuperação de áreas degradadas e preservação de áreas florestais. Os resultados da modelagem hidrossedimentológica obtidos para os três cenários estabelecidos neste trabalho demonstram a possibilidade da aplicação desses como uma ferramenta de planejamento e gestão de bacias hidrográficas.

Biografia do Autor

Yenê Medeiros PAZ, User Experience Researcher of Algonquin College

Universidade Federal de Pernambuco. Avenida Professor Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Jadson FREIRE-SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Pernambuco (PRODEMA/UFPE). Bacharel em Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Romildo Morant de HOLANDA, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPE e em Gestão da Qualidade na Construção Civil pela UPE. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental - PPEAMB/UFRPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n - Dois Irmãos, Recife - PE, Brasil

Josiclêda Domiciano GALVÍNCIO, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil

Possui Graduação em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), Especializacao em Matematica Aplicada pela Universidade Federal da Paraiba (1997), Especializacao em Estatistica Aplicada a Meteorologia e Climatologia pela Universidade Federal da Paraiba (1998), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005).

Downloads

Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos