ASPECTOS QUÍMICO-MINERALÓGICOS DAS ESCAPOLITAS DE ARACRUZ E NOVA VENÉCIA – ES

Chemical and mineralogical aspects of scapolites from Aracruz and Nova Venécia - ES

Autores

  • Thaís Bruna BENTO
  • Daniela Teixeira Carvalho de NEWMAN UFES
  • Jéssica Miranda dos SANTOS UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i1.16414

Resumo

Escapolita compreende uma série isomorfa de minerais aluminossicatos de cálcio e sódio, tendo como membros extremos Marialita (Ma) - Na4Al3Si9O24Cl e Meionita (Me) - Ca4Al6Si6O24CO3, com variedades como minerais-gemas. No estado do Espírito Santo, foi registrado ocorrências de escapolitas prismáticas, amareladas, com boa transparência. Este estudo tem o objetivo de caracterizar as escapolitas dos depósitos de Aracruz e Nova Venécia – ES e compreender os aspectos químicos-mineralógicos, utilizando técnicas de DRX, MEV-EDS, MEV-CL, imageamento por CL-óptica e Microssonda Eletrônica (ME). Estudos composicionais através de ME e análises semiquantitativas de EDS permitiram traçar correlações composicionais e caracterizar as escapolitas de ambos os depósitos como Marialita cálcica (Me19-Me40). As análises por DRX permitiram identificar os parâmetros de rede e correlacionar a presença de Cl com aumento da constante Vo entre amostras dos depósitos. Os dados espectrais e o imageamento por CL revelaram luminescência comumente laranja em 600-602nm e vermelha em 645nm de forma pontual, com diferentes intensidades entre os depósitos. Os perfis químicos e dados disponíveis na literatura, permitiram indicar o íon S2- como elemento ativador da luminescência nas escapolitas.

Palavras-chave: Marialita cálcica; Mineral-gema; Química mineral; Caracterização mineralógica.

Biografia do Autor

Thaís Bruna BENTO

Mestra em Geologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, na área de Geologia Exploratória - Análise de Depósitos Minerais. Graduada em Gemologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Tem experiência na área de Geociências, em projetos de investigação científica, com ênfase em Mineralogia e Gemologia.

Daniela Teixeira Carvalho de NEWMAN, UFES

Possui Graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), Especialização em Gemologia (2001), Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004) e Doutorado Em Ciências Naturais, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Gemologia, da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua ministrando disciplinas de Geologia, Mineralogia e Gemologia. Possui trabalhos de investigação científica e tecnológica na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia, Gemologia, Geoquímica, Geologia e Geofísica Aplicada. Coordena e participa como pesquisadora de grupos de Pesquisa e Projetos de Pesquisa nessas áreas.

Jéssica Miranda dos SANTOS, UFPR

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre na área de Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando na área de Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-05-25

Edição

Seção

Artigos