ALTERAÇÕES NO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E OS IMPACTOS NAS VAZÕES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS AGRÍCOLAS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO DO DESCOBERTO (DF/GO)

Changes in land use and occupation ans impacts on flows of agricultural tributaries watersheds of the Descoberto's reservoir in Brazil

Autores

  • Priscilla Regina da SILVA Universidade de Brasília e Emater-DF
  • Ricardo Tezini MINOTI Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v42i01.16931

Resumo

O uso de técnicas de geoprocessamento para o mapeamento do uso do solo é um instrumento determinante para a compreensão da evolução da ocupação e do comportamento hídrico de bacias hidrográficas. Este estudo teve como objetivo analisar as mudanças de uso do solo em bacias hidrográficas afluentes e contribuintes do reservatório do Descoberto, principal manancial de abastecimento humano do Distrito Federal, correlacionando o uso com os impactos das alterações nas vazões de saída das bacias. Foram construídos cenários de uso dos anos 1964, 1980, 2009 e 2019 com apoio de imagens aerofotogramétricas e de satélites em ambiente SIG para as bacias hidrográficas do córrego Capão Comprido e do ribeirão Rodeador. A evolução do uso e ocupação do solo nas duas bacias hidrográficas mostraram resultados semelhantes em todos os cenários retratados, o que indica a homogeneidade da utilização da região a montante do manancial. Observou-se a tendência de diminuição de áreas de vegetação nativa e crescimento do uso agropecuário nos três primeiros períodos e a estabilidade dessa cobertura entre os anos 2009 e 2019. Constatou-se aumento de áreas de infraestruturas indicativas de parcelamento e urbanização. Os resultados da análise integrada evidenciaram um impacto elevado, desde 1964, na disponibilidade hídrica quantitativa afluente.

Palavras-chave: Uso e ocupação do solo. SIG. Cenarização.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Edição

Seção

Artigos