RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO APLICADO AOS SEDIMENTOS CENOZÓICOS NA ILHA DO MARANHÃO, NORDESTE DO BRASIL

Ground penetrating redar applied on cenozoic sediments in the Maranhão Island, Northeast Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v42i4.17129

Resumo

RESUMO: Esse trabalho investiga os sedimentos cenozoicos na Ilha do Maranhão, nordeste do Brasil, a partir de radar de penetração no solo, antena blindada de 200 MHz e unidade de controle SIR3000. Perfis de reflexão obtidos entre a planície litorânea e os tabuleiros costeiros foram processados no módulo 2D data analysis do Reflex-Win. As seções GPR destacam reflexões de alta amplitude, contínuas a moderadamente contínuas, a aproximadamente 4 m de profundidade, separando duas regiões: uma rasa, de baixas amplitudes, com reflexões hiperbólicas a caóticas; e outra profunda, com amplitudes moderadamente altas, descontínuas, sinuosas, entremeadas por feições hiperbólicas a caóticas e por zonas de atenuação. Informações geológicas e de levantamentos regionais fundamentaram a correlação dos sinais de alta amplitude à superfície de descontinuidade sobreposta ao Grupo Barreiras. Ela é marcada por paleossolo laterítico, concreções ferruginosas, relevo erosional e sotoposta aos Sedimentos Pós-Barreiras. Hidrogeologicamente, essa discordância pode se constituir em uma superfície de retenção hídrica, favorável à formação de aquíferos suspensos, bem como de surgências ao longo das falésias costeiras. Feições indicativas de dobras, falhas e fraturas em profundidade, com continuidade nos depósitos rasos, sugerem a ação da tectônica neogênica resultante da reativação de falhas transcorrentes ao longo da margem passiva equatorial brasileira.

Palavras-chave: Radar de penetração no solo. Sedimentos cenozoicos. Ilha do Maranhão.

 

ABSTRACT: This work investigates the Cenozoic sediments in Maranhão Island, northeastern Brazil, from ground penetrating radar surveys, using a 200 MHz shielded antenna coupled to a SIR3000 control unit. Reflection profiles obtained between the plain and coastal hills were processed in Reflex-Win using the 2D data analysis module. Radargrams highlight continuous, moderately continuous reflections at approximately 4 m depth, separating two regions: one shallow, low amplitude, with hyperbolic to chaotic reflections; and another deep, with moderately high, discontinuous, winding amplitudes, interspersed with hyperbolic to chaotic features and attenuation zones. Geological information and regional surveys supported the correlation of high amplitude signals to the surface of discontinuity at the top of the Barreiras Group. It is under the Post Barreiras Sediments and is marked by lateritic palaeosol, ferruginous concretions and erosional relief. Hydrogeologically, this unconformity may constitute a water retention surface, favorable for lateral runoff, the formation of suspended aquifers, as well as emergence along the coastal cliffs. Features indicative of folds, faults and deep fractures, with continuity in shallow deposits, suggest the action of neogenic tectonics resulting from the reactivation of current faults along the Brazilian equatorial passive margin.

Keywords: Ground penetrating radar. Cenozoic sediments. Maranhão Island.

Biografia do Autor

Cláudio José da Silva de SOUSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Doutorando em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (IG/UnB), mestre em Sensoriamento Remoto (INPE) e graduado em Engenharia Civil (UFPB). Professor do Departamento de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Tecnológicas, da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenador de Atividades Extracurriculares da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA.

Welitom Rodrigues BORGES, Universidade de Brasília/ Instituto de Geociências

Welitom Rodrigues Borges possui graduação em geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), concluiu o mestrado (2002) e o doutorado (2007) em geofísica na Universidade de São Paulo. Consultor em processamento de dados GPR no convênio entre a Unicamp e a empresa Brain Tecnologia (2004-2006). Consultor em geofísica na empresa Geopesquisa Investigações Geológicas (2006-2007). Consultor em GPR na empresa SIGEO - Soluções Integradas em Geotecnologias (2005-2007). Professor de Geofísica no Curso de Graduação em Geologia (CCA/UFES - 01/2009 a 05/2009). Atualmente Professor de Geofísica no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB). Coordenou a Equipe de Geologia/Geofísica do Grupo de Trabalho Tocantins, na busca de vestígios dos desaparecidos no evento conhecido como Guerrilha do Araguaia nos anos de 2009 e 2010. Secretário da Regional Centro Oeste da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf, 2011-2014 e 2017-2018). Tutor da Phygeo (Empresa Júnior de Geofísica) desde sua criação em 2010. Líder do Grupo de Pesquisa de Geofísica Forense da UnB (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4193246224647769). Vice-Diretor do Instituto de Geociências da UnB no período de 2018 a 2021. Atual Diretor do Instituto de Geociências da UnB.

Marcio Maciel CAVALCANTI, Universidade de Brasília

Doutor em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília, no ano de 2017, com tese em estudos forenses. Mestre em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília, no ano de 2013, com a dissertação em estudos Ambientais. Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Católica de Brasília, no ano de 2008. Especialista em métodos geofísicos de eletrorresistividade e radar de penetração terrestre (GPR) aplicados aos estudos forenses e ambientais. Participação do Grupo de Trabalho Araguaia na busca de vestígios de desaparecidos no evento conhecido como Guerrilha do Araguaia. Participação das atividades forenses realizadas pela Policia Federal e Policia Civil do Distrito Federal. Colaborador da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério dos Direitos Humanos. Participação nos trabalhos após rompimento da Barragem de Brumadinho/MG. Consultor em Geofísica, com foco em: aquisição, processamento e elaboração de relatórios.

Karina Suzana Feitosa PINHEIRO, Universidade Estadual do Maranhão/ Departamento de Engenharia Civil

Doutoranda em Geociências Aplicada e Geodinâmica da Terra (UNB). Mestre em Engenharia de Minas (UFCG). Especialista em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (UEMA). Especialista em Saneamento Ambiental pela Faculdade Unyleya. Pós-graduanda em Engenharia Geotécnica e Obras de Engenharia pelo Instituto NAVIGARE. Graduada em Engenharia de Minas (UFPB). Professora dedicação exclusiva da Universidade Estadual do Maranhão, atuando nos Cursos de Engenharia Civil, Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado. Coordenadora do Laboratório de Recursos Hídricos - LABHIDRO do Núcleo Geoambiental/NUGEO/UEMA. Atua nas áreas de pesquisa de Geotecnia, Geociências, Hidrologia e Hidrogeologia.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos