CARACTERIZAÇÕES PETROGRÁFICA E GEOFÍSICA DAS UNIDADES LITOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE BANANAL, LESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, E CORRELAÇÃO COM OCORRÊNCIAS DE ILMENITA.

Petrographic and geophysical characterization of lithological units in the Municipality of Bananal, East of the São Paulo state, and correlation with ilmenite occurrences

Autores

  • Roney Almeida dos Santos CHAGAS Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo dos Santos SALOMÃO UERJ
  • Luiz Carlos BERTOLINO Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniel Augusto Bozoti PASIN Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v42i01.17515

Resumo

O mineral ilmenita (FeTiO3) corresponde a um dos principais portadores de Ti, e perfaz 90% do consumo mundial desse elemento. China e Austrália detém 50% das reservas mundiais medidas de ilmenita. No Brasil, as principais jazidas estão localizadas nos municípios de Mataraca (PB), São Francisco de Itabapoana e São João da Barra (RJ), todas em ambiente do tipo placer. Os granitos e pegmatitos são importantes depósitos desse elemento e, no município de Bananal (SP), há registro dos granitos Bananal e Resgate. Os estudos foram realizados em três etapas: integração de dados geológicos, aerogeofísicos e geomorfológicos; realização de campanhas de campo, tendo a ilmenita sido identificada em cinco concentrados; e análise dos grãos de ilmenita por meio de MEV, visando à identificação qualitativa do mineral e de suas inclusões sólidas. Os grãos de ilmenita apresentaram dimensões entre 0.05mm e 2mm e composição química de 9,85% a 69,48% de Fe e de 5,99% a 26,18% de Ti. A presença de ilmenita está associada aos corpos graníticos Resgate e Granito Bananal. As assinaturas geofísicas em ambos os métodos indicam composições minerais e químicas heterogêneas ao longo dos corpos graníticos.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Edição

Seção

Artigos