SUPERFÍCIES APLAINADAS EM ZONA MORFOCLIMÁTICA SUBTROPICAL ÚMIDA NO PLANALTO BASÁLTICO DA BACIA DO PARANÁ (SW PARANÁ/ NW SANTA CATARINA): PRIMEIRA APROXIMAÇÃO

Autores

  • Júlio Cesar Paisani Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão.
  • Marga Eliz Pontelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Juliano Andres Universidade Estadul do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

superfícies aplainadas, zona subtropical úmida, etchplanação, planalto basáltico, Bacia do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta superfícies aplainadas identificadas em zona morfoclimática subtropical úmida, no Planalto Basáltico da Bacia do Paraná - SW do Paraná e NW de Santa Catarina. Procedeu-se: a) descrições de formações superficiais em campo, verificando sua gênese autóctone ou alóctone; e b) distribuição espacial das superfícies em classes hipsométricas com eqüidistância de aproximadamente 100 m, a partir de mosaico gerado com dados do sensor orbital Shuttle Radar Topography Mission. Identificou-se oito remanescentes de superfícies aplainadas organizados em escadaria de oeste para leste, com até três níveis embutidos, entre as classes hipsométricas de 1.400 a 600 m e superfícies em elaboração em cotas > 600 m, na forma de ombreira nos fundos dos vales. Acredita-se que as superfícies foram elaboradas simultaneamente e fatores tectônicos tenham sido primordiais na elaboração do relevo em escadaria. É proposto modelo evolutivo hipotético para as superfícies aplainadas da área. Constata-se que: a) as superfícies aplainadas desenvolveram-se por processos de etch; b) a natureza dos derrames exerceram pouca influência no desenvolvimento das superfícies aplainadas; e c) o regime de clima subtropical úmido teve papel importante no estabelecimento da morfologia aplainada das superfícies na área de estudo, mesmo diante das mudanças climáticas registradas no Cenozóico.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Paisani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão.

Graduado em Geografia pela UFPR, Mestre eDoutor em Geografia pela UFSC, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIOESTE, pesquisas nas áreas de gênese e evolução de superfícies geomórficas e formações superficiais, com destaque ao estudo das superfícies aplainadas, cabeceiras de drenagem, lateritas, paleossolos e estudo do Quaternário Continental.

Marga Eliz Pontelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Geografia pela UFSM, Mestre e Doutora em Geografia pela UFSC, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia d UNIOESTE, atua em Geociências com ênfase em pedomorfoestratigrafia, gênese e evolução de solo e relevo, pedogeoquímica.

Juliano Andres, Universidade Estadul do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia pela UFSM, Mestre em Geomática pela UFSM, Coordenador do Lab. Geoprocessamento da UNIOESTE, Docente do Curso de Graduação em Geografia da UNIOESTE, atua em geociências com ênfase em geotecnologias, sistemas de informações geográficas, geoprocessamento e análise ambiental.

Downloads

Publicado

2010-08-20

Edição

Seção

Artigos