ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA PAISAGEM NO ENTORNO DA REPRESA DOS RIOS JAGUARI E JACAREÍ, ESTADO DE SÃO PAULO, COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO E SIG

Autores

  • Paulo Eduardo de OLIVEIRA Universidade de Guarulhos
  • Alessandra Rodrigues GOMES UNESP
  • Robson Cassalho SANCHES Universidade de Guarulhos
  • Antônio Roberto SAAD Universidade de Guarulhos

Palavras-chave:

Geoprocessamento, SIG, CBERS, LANDSAT, Jaguari/Jacareí.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal avaliar, através de técnicas de sensoriamento remoto e SIG, a evolução da paisagem do entorno da Represa dos rios Jaguari e Jacareí, setor leste do Estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizadas imagens orbitais LANDSAT 5/TM de 1984/1985 e CBERS-2/CCD de 2006 para a análise, considerando as seguintes classes: floresta, silvicultura, agropecuária, área urbana e água. A escolha dessas duas datas parte do pressuposto que tanto a instalação da represa e a posterior urbanização das suas margens e a duplicação da rodovia federal Fernão Dias contribuíram com o avanço das atividades antrópicas e conseqüente alteração da paisagem da região estudada. Isto pôde ser observado com o aumento significativo das classes uso e ocupação humana e área urbana, após a duplicação da rodovia. Os resultados também indicaram aumento das áreas ocupadas por floresta e silvicultura, confirmando informações de aumento da cobertura florestal em algumas regiões do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Geoprocessamento, SIG, CBERS, LANDSAT, Jaguari/Jacareí.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo de OLIVEIRA, Universidade de Guarulhos

Mestrando em Análise Geoambiental, Universidade de Guarulhos. Rua Eng. Prestes Maia, 88 – Centro. CEP 07011-080. Guarulhos, SP. Endereços eletrônicos: paulo@bjd.com.br

Alessandra Rodrigues GOMES, UNESP

ossui Graduação em Ecologia pela UNESP/Rio Claro - SP, Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE e faz doutorado pelo programa de Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP Rio Claro. Atualmente é Tecnologista do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e atua no Centro Regional da Amazônia (CRA) em Belém (PA). Tem experiência nas áreas ambiental, de geotecnologias (geoprocessamento, cartografia, sensoriamento remoto e processamento digital de imagens orbitais) e geociências desenvolvendo pesquisas voltadas para o monitoramento de cobertura e uso da terra utilizando imagens de radar (RADARSAT-2, ALOS/Palsar, TERRASAR-X e COSMO).

Robson Cassalho SANCHES, Universidade de Guarulhos

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pelo Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (1998)

Antônio Roberto SAAD, Universidade de Guarulhos

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Atualmente é professor adjunto doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular da Universidade Guarulhos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise de Bacia e Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia do Paraná, Bacias de São Paulo e Taubaté, e Qualidade de Águas em Microbacias do Município de Guarulhos, Estado de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos