VARIAÇÃO TEMPORAL DA RESISTIVIDADE ELÉTRICA EM CONTAMINAÇÃO POR GASOLINA

Autores

  • Antonio Celso de Oliveira BRAGA Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.
  • César Augusto MOREIRA Universidade Federal do Pampa, Campus de Caçapava do Sul.
  • Maira Tozzi CARDINALI Pós-Graduação em Geociências em Meio, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.

Palavras-chave:

hidrocarboneto, gasolina, resistividade, atenuação natural, monitoramento.

Resumo

A definição de modelos e parâmetros de base para aplicação de ferramentas de investigação de ambientes com elevada complexidade é uma premissa básica a quaisquer ciências. A Geofísica é uma ciência com sólida base teórica e aplicações em áreas diversificadas das ciências geológicas, astronômicas, meteorológicas, dentre muitas outras. Sua aplicação em estudos ambientais é algo relativamente recente e que necessita de pesquisas aprofundadas. Compreender o comportamento de contaminantes residentes num ambiente dinâmico e complexo como o geológico, requer estudos em escala laboratorial, sob controle de fatores sazonalmente variáveis. Este trabalho simula um vazamento de gasolina em solo, sob condições e em escala de laboratório, com o objetivo de monitorar o comportamento temporal do hidrocarboneto sob a ótica de variação do parâmetro físico resistividade elétrica. Os resultados indicam aumento da resistividade em períodos recentes a contaminação, seguido por estabilidade nos valores e finalmente, queda e tendência de retorno às condições naturais. Palavras-chave: hidrocarboneto, gasolina, resistividade, atenuação natural, monitoramento.

Biografia do Autor

Antonio Celso de Oliveira BRAGA, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Título de Livre Docência (2006), junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente(IGCE-UNESP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos geoelétricos, hidrogeologia, estudos ambientais.

César Augusto MOREIRA, Universidade Federal do Pampa, Campus de Caçapava do Sul.

Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2003), cuja monografia de conclução de curso envolve a aplicação dos métodos geofísicos de Radar de Penetração no Solo e Eletromagnético Indutivo. Mestre em Geociências (2005) sob o tema "Aplicação do método Eletromagnético Transiente em área contaminada sob Atenuação Natural". Doutor em Geociências pelo IGCE/UNESP (2009), com ênfase na aplicação dos métodos de Eletrorresistividade, Polarização Induzida (IP) e Potencial Espontâneo (SP). Experiência na área de geofísica, com ênfase em métodos elétricos, eletromagnéticos e potenciais aplicados em estudos geológico, hidrogeológicos e ambientais.

Maira Tozzi CARDINALI, Pós-Graduação em Geociências em Meio, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, UNESP/Campus Rio Claro.

Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geologia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos