PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS – RAZÃO ENTRE BANDAS

Autores

  • Thiago Peixoto de ARAUJO Departamento de Geotecnia – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • Fernando Machado de MELLO Departamento de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Razão entre Bandas, Sensoriamento Remoto, Bandas Eletromagnéticas.

Resumo

O uso de imagens de sensores remotos digitais (satélites) tem demonstrado grande utilidade em levantamentos e pesquisas geológico-ambientais. A vantagem do emprego de tais técnicas de Sensoriamento Remoto se deve à sua maior abrangência de área e à sua grande qualidade em termos de resolução espacial, possibilitando uma gama de recursos através de operações entre bandas eletromagnéticas. Neste trabalho, é apresentada a operação Razão entre Bandas, que é composta por diversas operações matemáticas, a fim de se obter sutis diferenças existentes no comportamento espectral de diferentes objetos, o que permite discriminar diversos alvos em uma mesma imagem. Assim, observando o comportamento espectral dos alvos de interesse para a aplicação da razão entre bandas, as bandas devem ser selecionadas visando seus valores máximos e mínimos de reflectância, a fim de que se expressem os gradientes da curva espectral dos objetos de interesse, proporcionando o realce destes alvos. Como resultado, vimos que a operação de Razão entre Bandas mostrou ser bastante eficiente para estudos geoambientais como de caracterização, intervenção e/ou recuperação ambiental de áreas degradadas, devido à sua maior informação de determinados objetos, através da individualização dos mesmos. Palavras-chave: Razão entre Bandas, Sensoriamento Remoto, Bandas Eletromagnéticas.

Biografia do Autor

Thiago Peixoto de ARAUJO, Departamento de Geotecnia – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC - USP).

Fernando Machado de MELLO, Departamento de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Eng. Geólogo pela Escola de Minas de Ouro Preto (UFOP-1987) com especialização em Geofísica (Sísmica) pelo convênio UFBA-Petrobras (1989), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2000) com estágio de doutorado "sandwich" no centro SPIN da Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne - França (1997-1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências atuando principalmente nos seguintes temas: petrologia, granitos, charnockitos, geoquímica, geotectônica, química mineral, geologia estrutural, crateras de impacto, geologia ambiental, geofísica, educação, geotecnologia, sensoriamento remoto, geoprocessamento e economia dos recursos naturais.

Downloads

Publicado

2010-08-27

Edição

Seção

Artigos