ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE NA ABSORÇÃO D’ÁGUA E SUCÇÃO DOS SOLOS EM ESTUDOS DE ERODIBILIDADE

Autores

  • Marla Bruna Melo de MENEZES
  • Osni José PEJON Departamento de Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos, USP

Palavras-chave:

erodibilidade, teor de umidade, absorção de água, sucção.

Resumo

Neste trabalho observou-se que o grau de saturação inicial estabelece um potencial de sucção matricial (Sm) capaz de orientar o fluxo, absorção e armazenamento da água nos poros do solo. Deste modo, foi possível correlacionar as propriedades de absorção de água com as sucções mátricas de três solos localizados no interior do Estado de São Paulo, ensaiados a diferentes teores de umidade inicial. Após o controle da sucção e umidade, através da Câmara de pressão de Richards, os solos foram submetidos ao Ensaio de Erodibilidade proposto por Nogami & Villibor (1979). Os Índices de absorção (Iabs), de perda de massa por imersão (P) e de erodibilidade (E) obtidos neste ensaio, quando correlacionados com as curvas de retenção de água dos solos, mostraram a influência da sucção matricial no início do processo erosivo. Verificou-se uma tendência de aumento da perda de massa por imersão, consequentemente um aumento da erodibilidade, quanto menor era o teor de umidade inicial imposta (maior sucção). Além disso, as correlações obtidas mostraram-se coerentes com o comportamento dos solos em estudo, permitindo estimar a sucção (Sm) de um solo a partir de grandezas facilmente mensuráveis como o Iabs. Palavras-chave: erodibilidade; teor de umidade; absorção de água; sucção.

Biografia do Autor

Marla Bruna Melo de MENEZES

Graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Atualmente é mestranda em Geotecnia na Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Osni José PEJON, Departamento de Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos, USP

possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) , mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1987) , doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela Laboratoire Central Des Ponts Et Chaussèes (1995) . Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo, colaborador do Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, Assessor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Assessor científico do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de periódico da Geotecnia (Lisboa), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geociências, Revisor de periódico da Open Geology Journal, Revisor de periódico da Environmental Geology (Berlin) e Assessor científico do Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Geotécnica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Expansao, Rochas Sedimentares, Argilas, Microscopia Eletronica.

Downloads

Publicado

2010-08-27

Edição

Seção

Artigos