ESTIMATIVAS DE PALEOPRECIPITAÇÃO E GÊNESE DE FEIÇÕES CÁLCICAS E ARGÍLICAS EM PALEOSSOLOS DA FORMAÇÃO MARÍLIA (NEOCRETÁCEO DA BACIA BAURU)

Autores

  • Patrick Francisco Führ Dal’ Bó Instituto de Geociências, UNICAMP
  • Giorgio BASILICI Instituto de Geociências, UNICAMP

Palavras-chave:

paleossolos, estimativas de paleoprecipitação, gênese de feições cálcicas e argílicas, Formação Marília

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar a gênese de feições que indicam a concentração de carbonato de cálcio e outras que indicam a concentração de feições iluviais de ferro e argila, que ocorrem em paleossolos da Formação Marília. Regra geral, essas feições estão concentradas em dois horizontes de paleossolo, as feições cálcicas em horizontes Bk de Aridisols e as argílicas em horizontes Bt de Aridisols e Alfisols. Para tanto, foram estudados 19 perfis de paleossolos, contando com 3 horizontes Bk e 11 horizontes Bt. Nestes horizontes selecionados, procedeu-se com a caracterização da macro- e micromorfologia, da geoquímica, e análises de microscopia eletrônica de varredura. As estimativas de paleoprecipitação foram obtidas por meio de dois métodos indiretos de análise: profundidade de ocorrência de nódulos carbonáticos em horizontes Bk e geoquímica dos horizontes Bt. Postula-se, neste artigo, que a gênese de ambas as feições está ligada a atuação de processos pedogenéticos pretéritos e que as paleoprecipitações tiveram papel preponderante como fator de controle à gênese e diferenciação dessas feições nos paleossolos estudados. Palavras-chave: paleossolos; estimativas de paleoprecipitação; gênese de feições cálcicas e argílicas; Formação Marília.

Biografia do Autor

Giorgio BASILICI, Instituto de Geociências, UNICAMP

Graduado em Ciências Geológicas (Universitá degli Studi di Perugia - 1986) e doutorado em Ciências da Terra - Universitá degli Studi - Bologna (1993). Pós-doutorado na Universitá degli Studi di Torino (1986-1987) e na Universidade Estadual de Campinas (1999-2000). Atualmente é professor doutor (MS3) da Universidade Estadual de Campinas. Ocupa-se de Sedimentologia e Estratigrafia, atuando nos seguintes temas: i) Sistemas deposicionais eólicos antigos e atuais e interação com paleossolos/solos. ii) Processos deposicionais e arquitetura deposicional de sistemas costeiros, de plataforma e de água profunda. iii) Simulação física de mecanismos deposicionais gravitacionais.

Downloads

Publicado

2010-09-02

Edição

Seção

Artigos