APLICAÇÃO DO PROCESSO ANALÍTICO HIERARQUICO (AHP) PARA PRIORIZAÇÃO DE OBRAS DE INTERVENÇÃO EM ÁREAS E SETORES DE RISCO GEOLÓGICO NOS MUNICÍPIOS DE ITAPECERICA DA SERRA E SUZANO (SP)

Autores

  • Beatriz Lima de PAULA Universidade Federal do Amapá
  • Leandro Eugenio da Silva CERRI Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Analytic Hierarchy Process (AHP), Processo Analítico Hierárquico, tomada de decisão, escorregamento, solapamento, risco geológico

Resumo

Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR’s) foram elaborados em assentamentos precários dos municípios de Itapecerica da Serra (SP) e Suzano (SP), contemplando áreas de risco de escorregamentos e solapamentos de margens de córregos. A elaboração dos PMRR’s proporcionou a delimitação de setores de risco, a indicação de obras de intervenção para eliminar e/ou reduzir os riscos, bem como a indicação das áreas e setores prioritários para implantação das obras de intervenção. A priorização das áreas e setores que devem receber as obras de redução ou eliminação do risco foi realizada por especialista envolvido no mapeamento de risco. Apesar do julgamento deste especialista ser criterioso, a decisão quanto aos locais prioritários para implantação das alternativas de intervenção é subjetiva. Não há como eliminar essa subjetividade, mas o uso de técnicas de tomada de decisão possibilita avaliar se o raciocínio do especialista é coerente. Uma das primeiras técnicas desenvolvidas para múltiplos critérios é a AHP (Analytic Hierarchy Process), neste artigo denominado Processo Analítico Hierárquico. O presente artigo descreve os resultados de pesquisa realizada com o fim de verificar se a utilização do Processo Analítico Hierárquico contribui para que os resultados da indicação das áreas e setores prioritários para implantação de intervenções podem ser considerados mais coerentes do que nas situações em que a priorização se dá sem o emprego de técnicas de tomada de decisão. Foram comparados os resultados entre as priorizações para implantação de intervenções contidas nos PMRR’s dos municípios paulistas de Itapecerica da Serra e de Suzano e aqueles obtidos a partir da utilização do Processo Analítico Hierárquico (AHP). Concluiu-se que a utilização da técnica possibilita averiguar se o julgamento do especialista é logicamente coerente, contribuindo para a produção de resultados tecnicamente mais fundamentados.

Downloads

Publicado

2012-10-09

Edição

Seção

Artigos