Is it possible to unite women in sports? Brazilian Women's Chess League: from its foundation to its endurance
DOI:
https://doi.org/10.5016/s1980-6574e10248409Resumo
Objetivo: o propósito deste estudo é delinear atributos culturais e sociais sobre a comunidade enxadrística feminina brasileira. Métodos: Procedimentos quanti-qualitativos foram utilizados a afim de proporcionar um abordagem integrativa, sendo as categorias quantitativas desenvolvidas a partir de medidas de tendência central e percentil e as qualitativas pela Análise Temática Reflexiva. Para a produção dos dados aplicou-se um questionário online cujas respostas versaram entre 401, amostra estatisticamente significativa em um intervalo de confiança de 95%, p < 0,05. Resultados: Os atributos culturais e sociais sobre a comunidade enxadrística feminina brasileira demonstraram que há predominância de concentração no que se refere ao local de nascimento e residência nas regiões sudeste e sul, uma concentração de jovens de 13 a 23 anos e que tiveram os seus primeiros contatos com a prática por meio da figura de um professor homem. Conclusão: Em síntese, a partir destes dados, ações no sentido de promoção do acesso e engajamento de meninas e mulheres na prática esportiva do xadrez podem se delinear, para além de subsidiar iniciativas que visem o desenvolvimento longevo delas nesta modalidade com base no acúmulo de saberes sobre quem são e suas principais demandas.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Motriz Revista de Educação FísicaOs Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons