Effects caused by the use of an intermittent pneumatic compression boot on muscle recovery indicators after downhill running
DOI:
https://doi.org/10.5016/s1980-6574e10259081Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do uso de uma bota de compressão pneumática intermitente (BCPI) sobre parâmetros de recuperação muscular após um protocolo de corrida em declive (DRP). O estudo inclui 17 homens fisicamente ativos (23,3 ± 2,4 anos, 82 ± 14,8 kg e 173 ± 0,06 cm). O DRP consistiu em 6 séries de 5 minutos, intercaladas com 2 minutos de descanso, com uma inclinação de -3° e intensidade correspondente a 70% (10,3 ± 1,1 km/h) da velocidade aeróbica máxima. Um membro foi tratado com BCPI, e o membro contralateral foi tratado com placebo. A aplicação da BCPI ocorreu imediatamente após, 24 horas e 48 horas após o DRP e durou 30 minutos, com uma pressão de 100 mmHg aplicada intermitentemente. Os indicadores de recuperação muscular avaliados foram a percepção de dor muscular tardia (DOMS), a qualidade muscular no reto femoral (RF) e no vasto lateral (VL), além do pico de torque (PT) concêntrico e excêntrico nos flexores e extensores do joelho. Interações significativas entre tempo e tratamento foram observadas apenas para DOMS no VL (F=5,160; P<0,0001; η2p=0,02), indicando uma menor percepção de DOMS nessa região em comparação ao placebo a partir de 48 horas após o DRP. Para as outras variáveis, apenas efeitos temporais foram identificados. Podemos concluir que o uso da BCPI após um DRP foi eficaz apenas na redução da DOMS na região do VL a partir de 48 horas após o DRP. Registrado no REBEC (ID RBR-48hdw55)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Motriz Revista de Educação FísicaOs Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons