Os níveis de estresse pré-competitivo de atletas classificados segundo a tipologia dos esquemas de gênero. doi: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n1p59
Autores
Raquel Silva Marques
Universidade Católica de Brasília, DF
Marcela Ferreira Cipriani
Universidade Católica de Brasília, DF
Gislane Ferreira de Melo
Universidade Católica de Brasília, DF
Adriana Giavoni
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Brasília, DF
O objetivo do estudo foi avaliar o nível de estresse pré-competitivo de atletas classificados em grupos tipológicos de esquemas de gênero. A amostra foi composta por 80 atletas, sendo 60% do sexo masculino, com idade entre 15 e 17 anos. Para a classificação dos atletas em grupos tipológicos (Heteroesquemático Masculino, Isoesquemático e Heteroesquemático Feminino) foram utilizados o Inventário Feminino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IFEGA) e o Inventário Masculino dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IMEGA) e a Escala de Sintoma de Estresse (ESSE), para a avaliação do nível de estresse. Os resultados demonstraram que as mulheres apresentam maiores níveis de estresse do que os homens e que os Heteroesquemáticos Masculinos apresentam menor estresse físico quando comparados aos demais grupos. Conclui-se que os grupos tipológicos permitem ampliar a compreensão da relação atleta – evento estressor, desde a perspectiva dos esquemas cognitivos.
Biografia do Autor
Raquel Silva Marques, Universidade Católica de Brasília, DF
Marcela Ferreira Cipriani, Universidade Católica de Brasília, DF
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - (2003). Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Católica de Brasília - UCB - em convênio com a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - (2005). Atualmente é Fisioterapeuta do Laboratório de Reabilitação Cardiopulmonar da Universidade Católica de Brasília e Professora Especialista do curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória da UCB. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, com ênfase em Reabilitação Pulmonar e Cardiovascular. 2008 - Mestrado em andamento (aluna regular - quarto semestre) no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2529046976057840
Gislane Ferreira de Melo, Universidade Católica de Brasília, DF
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (1987), mestrado (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professora adjunto da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia Social e Psicologia do Esporte e do Exercício, com ênfase nas áreas de Autoconceito, Personalidade, Esquemas Cognitivos, Relações Interpessoais e Avaliação de Desempenho , atuando nas áreas de saúde e esporte.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5065099645935473
Adriana Giavoni, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Brasília, DF
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília e Professora do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Brasília.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3484532501414684