A pesquisa investigou facilitadores e barreiras para a implementação de um projeto social em Curitiba, o Programa Comunidade Escola, e para a participação de crianças e adolescentes no mesmo. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de observações e de entrevistas abertas com 65 agentes do Programa (coordenadores, professores, estagiários voluntários, crianças e adolescentes). Os principais facilitadores são: apoio da Secretaria Municipal da Educação; empenho dos trabalhadores; oferta de atividades gratuitas em um ambiente relativamente seguro; oportunidades de socialização. As principais barreiras são: baixa remuneração dos trabalhadores; alta rotatividade de voluntários e estagiários e falta de apoio para o seu trabalho. Alguns fatores são facilitadores ou barreiras, dependendo da realidade de cada escola: parcerias; cultura de participação comunitária; condições dos espaços, materiais e equipamentos; natureza das atividades ofertadas. A pesquisa oferece subsídios para a melhoria de programas similares e para a idealização e gestão de outros projetos.
Biografia do Autor
Doralice Lange Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Desenvolvimento da Criança e Educação Pré Escolar - Wheelock College (1994), mestrado em Educação - Harvard University (1996) e doutorado em Educação - Harvard University (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de ensino e aprendizagem; visão holística e sistêmica em educação; políticas públicas de esporte e lazer; determinantes (facilitadores e barreiras) para a participação de crianças, jovens, adultos e idosos em programas e projetos sociais que envolvem atividade física.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6334357189847749
Andrea Leal Vialich, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Graduanda do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Ex-bolsista da Rede CEDES/UFPR e Bolsista do Programa PIBIC/UFPR. Atualmente é bolsista pelo segundo ano consecutivo do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná e atua como pesquisadora na área de Facilitadores e Barreiras para a participação da comunidade em atividades físicas em programas de políticas públicas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1415959901335375
Suelen Barbosa Eiras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Aluna do Programa de Mestrado em Educação Física do Departamento de
Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Atualmente é aluna do programa de pós-graduação Mestrado em Educação Física do departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná e bolsista do Programa REUNI. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2007).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2635209251017766
Fernando Marinho Mezzadri, Universidade Federal do Paraná
Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de Políticas Públicas para o Esporte, Lazer e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, políticas públicas, educação física, lazer, sociologia e história. É Coordenador da REDE CEDES, núcleo UFPR.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1053074023423763