Racismo no Futebol Sul-Americano: o caso Grafite versus Desábato

Autores

  • André Mendes Capraro Departamento de Educação Física da UFPR, Curitiba, PR
  • Everton Albuquerque Cavalcanti Universidade Positivo, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5016/2315

Palavras-chave:

Futebol. Preconceito. Racismo.

Resumo

O presente estudo relata detalhadamente o ocorrido na partida entre São Paulo e Quilmes pela Copa Toyota Libertadores da América de 2005. Desde o momento que originou a expulsão do brasileiro Grafite, passando pela denúncia feita pelo jogador brasileiro contra o argentino Desábato, a prisão do jogador argentino ainda no gramado do Morumbi e, após, os depoimentos à polícia. A pesquisa também analisa as opiniões de pessoas diretamente envolvidas com o caso: um sociólogo argentino, um historiador brasileiro; e a ótica dos meios de comunicação dos dois países, que, além de relatarem o ocorrido, demonstraram diferentes formas de repercussão do fato nos respectivos países. Concluiu-se que o racismo e a discriminação estão inseridos no esporte, dependendo da exposição midiática para causar ora mais, ora menos, repercussão.

Biografia do Autor

André Mendes Capraro, Departamento de Educação Física da UFPR, Curitiba, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Centro de Memória do Departamento de Educação Física na mesma instituição. Também é parecerista de revistas científicas nas áreas de Educação Física e Ciências Humanas, líder de equipe da NPO Global Sports Alliance, avaliador de curso de graduação (SINAES) e pesquisador do Núcleo Futebol e Sociedade - UFPR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na relação entre Ciências Sociais e o Esporte. Pesquisa atualmente os seguintes temas: história do futebol; literatura esportiva; o conceito de esporte; memória, educação física e esporte; e a relação entre estética esporte. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7824777892204977

Everton Albuquerque Cavalcanti, Universidade Positivo, Curitiba, PR

Graduado em Educação Física. Universidade Positivo - Departamento de Educação Física. Pesquisador do Núcleo Futebol e Sociedade - UFPR.

Downloads

Publicado

2009-07-30

Edição

Seção

Artigo Original