Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática

Autores

  • Isabel Maria Ribeiro Mesquita Faculty of Sport - University of Porto, Portugal
  • Felismina Rosa Marques Pereira Faculdade de Desporto da Universidade do Porto,Portugal
  • Amândio Braga dos Santos Graça Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.5016/2562

Palavras-chave:

Modelos de ensino, Jogos Desportivos, Modelo de Ensino do jogo para a Compreensão, Modelo Desenvolvimental, Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo.

Resumo

O objectivo do presente estudo é o de elaborar uma revisão de três modelos de ensino dos jogos desportivos, os quais consubstanciam enfoques distintos embora complementares. O Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão ao ser pioneiro na mudança de paradigma conceptual, faz transitar a relevância do domínio das habilidades técnicas para o enfoque na compreensão do jogo e na tomada de decisão; o Modelo Desenvolvimental revê-se na assunção de que a estruturação eficaz do processo de instrução resulta do entrelaçamento da matéria de ensino com os princípios didácticos que a consubstanciam; o Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo acolhe as ideias dos modelos anteriores, contextualizando as mesmas numa modalidade desportiva, o Voleibol. O contributo destes modelos na génese de concepções renovadas de ensino do jogo constitui o tema central do presente artigo, pretendendo-se salientar as tendências da investigação bem como as ilações decorrentes para o domínio da prática

Biografia do Autor

Isabel Maria Ribeiro Mesquita, Faculty of Sport - University of Porto, Portugal

Doutorada em Ciências do Desporto. orientação de teses de doutoramento e de mestrado em Pedagogia do Desporto, Treino Desportivo. Publicações de livros e capitulos de livros; actas de congressos internacionais; 30 artigos publicados em revistas de circulação internacional com revisão de pares; Coordenadora e membro de projectos cientificos financiados por agências externas de financiamento

Felismina Rosa Marques Pereira, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto,Portugal

Assistente na Faculdade de Desporto - Universidade do Porto Mestre em Ciências do Desporto, Área de treino de alto rendimento. Autora de artigos cientificos publicados em revistas internacionais com revisão de pares, actas e resumos de congressos.

Amândio Braga dos Santos Graça, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal.

Professor Associado na Faculdade de Desporto, Universidade do Porto Orientador de teses de doutoramento e de mestrado na área de Pedagogia de Desporto. Autor de artigos cientificos em revistas de circulação internacional com arbitragem Membro de projectos cientificos financiados por agências externas.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Edição

Seção

Review articles