Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer

Autores

  • Glênia Oliveira Bustamante Depto de Educação Física, Instituto de Biociências – Rio Claro / SP
  • Irene Conceição Andrade Rangel Depto de Educação Física, Instituto de Biociências – Rio Claro / SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6485

Palavras-chave:

Ensino reflexivo. Formação profissional. Lazer.

Resumo

Este estudo busca destacar a possibilidade do Ensino Reflexivo na formação profissional em lazer, compreendendo que a reflexão na e sobre a ação é fundamental para o papel deste profissional em humanizar as relações interpessoais e contribuir para a formação humana criativa e questionadora. A metodologia constitui uma análise qualitativa do referencial teórico do Ensino Reflexivo e do lazer, estabelecendo suas relações. O objetivo do estudo consiste em discutir os limites e as possibilidades na construção de uma prática reflexiva pelo profissional de lazer. Os resultados mostram que, ao mesmo tempo que o sistema capitalista tenta envolver o sujeito em ações alienantes, este vem conquistando um perfil questionador diante deste sistema, e neste sentido o ensino reflexivo pode contribuir na formação crítica deste profissional.

Biografia do Autor

Glênia Oliveira Bustamante, Depto de Educação Física, Instituto de Biociências – Rio Claro / SP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora mestre das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, escola, formação profissional, inclusão e participação.

Irene Conceição Andrade Rangel, Depto de Educação Física, Instituto de Biociências – Rio Claro / SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP), campus de Rio Claro. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente junto aos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educaçao física e multiculturalismo, exclusão na educação física escolar.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original