Protocolo Biomecânico para Identificação da Fadiga do Músculo Eretor da Espinha

Autores

  • Mauro Gonçalves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação Física.
  • Adalgiso Coscrato Cardozo Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências da Saúde.
  • Augusto Cesar Ferreira Gauglitz Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
  • Bruno Marson Malagori

DOI:

https://doi.org/10.5016/6486

Palavras-chave:

Biomecânica. Fadiga. Eletromiografia. Análise espectral. Levantamento de carga. Ergonomia.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar um protocolo biomecânico para identificar o processo de fadiga do músculo eretor da espinha (ER) e o efeito do uso de cinto pélvico sobre este processo para futuras inferências ergonômicas e na indicação de atividade física. Nove voluntários do sexo feminino realizaram uma contração isométrica voluntária máxima de 3 segundos antes e depois de realizar contrações isotônicas com 15%, 25% e 50% da carga máxima, com duração de 1 minuto, com e sem o uso de cinto pélvico. Para o registro eletromiográfico foram utilizados eletrodos de superfície e como resistência mecânica utilizou-se uma estação de trabalho específica. Concluiu-se que o presente protocolo permite evidenciar a fadiga do músculo ER pela predominante redução da freqüência mediana e obter o limiar de fadiga eletromiográfico. Quanto ao uso do cinto pélvico, este não se apresenta como um acessório eficaz na diminuição do processo de fadiga em contraste com sua indicação.

Biografia do Autor

Mauro Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação Física.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1982), graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990), mestrado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1996). Pós Doutorado pela University of Alberta - Canada (2002 e 2004). Aperfeiçoamento no Método Kabat de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva pela ABBR. Atualmente é professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, responsável pelas disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica; está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade; é Coordenador do Laboratório de Biomecânica da UNESP Rio Claro no qual realiza suas pesquisas sobre Análise do Movimento Humano com ênfase na ação muscular e o processo de fadiga por meio da eletromiografia.

Adalgiso Coscrato Cardozo, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências da Saúde.

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Rio Claro (2001), Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Rio Claro (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Rio Claro (2010). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Física-IB da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Rio Claro, no qual ministra a disciplina de Futebol e Futebol de Salão para o curso de Educação Física. Docente credenciado como orientador de mestrado junto ao Programa Desenvolvimento Humano e Tecnologias, atuando na linha de pesquisa: Tecnologias e Desempenho Humano.

Augusto Cesar Ferreira Gauglitz, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e mestrado em Biologia Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas (2001).Perito judicial Fisioterapeuta. Atualmente é Supervisor de Estágios em Ortopedia e Traumatologia em Fisioterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Professor assistente C em Fisioterapia Geral da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Fisioterapia Geral, com ênfase em Fisioterapia geral e Fisioterapia aplicada a Ortopedia e Traumatologia, Coordenação de cursos, Reconhecimento e autorização de projetos pedagógicos de autorização reconhecimento de cursos e Centros Universitários

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>