Perspectivas e tendências da relação teoria e prática na Educação Física.

Autores

  • Markus Vinícius Nahas Professor Titular do Departamento de Metodologia Desportiva - UFSC, Florianópolis, SC
  • Maria Fermínia Luchtemberg de Bem Professora Assistente do Departamento de Metodologia Desporto - UFSC, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5016/6558

Palavras-chave:

Educação Física. Teoria e Prática. Ciência e Profissão.

Resumo

Este artigo discute perspectivas da relação teoria-prática na Educação Física, apresentando, para tanto, as proposições de diversos autores que contribuíram para aprofundamento de questões acadêmicas, profissionais e da identidade desta área. Muitas das questões apresentadas derivam-se de exposições ocorridas no IV Simpósio Paulista de Educação Física, cujo tema Central foi Teoria e Prática em Educação Física. Destaca-se a caracterização ciência(s) - profissão (ões), a questão da competência profissional, a perspectiva da qualidade de vida no contexto da Educação Física e discute-se a relação teoria-prática frente a estas proposições.

Biografia do Autor

Markus Vinícius Nahas, Professor Titular do Departamento de Metodologia Desportiva - UFSC, Florianópolis, SC

Markus Vinicius Nahas é natural de Florianópolis, SC. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1976), realizou seu mestrado em Educação Física na Vanderbilt University (1980) e o doutorado em Educação Física na University of Southern California (1985). Concluiu dois estágios de pós-doutorado (em 1991 na Arizona State University, com o Dr. Charles B. Corbin e em 2000 na University of South Carolina, com os Doutores Russel Pate e Barbara Ainsworth) ambos enfocando a área da promoção de estilos de vida ativos. Foi professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (1977-2012), onde criou e coordenou o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde - NuPAF. Sua experiência na área de Educação Física inclui, principalmente, os temas: atividade física, saúde e qualidade de vida, estilo de vida, lazer e saúde do trabalhador e educação física no ensino médio. É sócio fundador e foi o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde - SBAFS (2008-2009). É consultor na área da promoção de estilos de vida saudáveis. Seu lazer ativo inclui o voleibol geriátrico das sextas-feiras e, cada vez mais, a pescaria de cocorocas e robalos na Baía Sul, em Florianópolis.

Maria Fermínia Luchtemberg de Bem, Professora Assistente do Departamento de Metodologia Desporto - UFSC, Florianópolis, SC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, qualidade de vida, atividade física relacionada à saúde, currículo e educação física de 2º grau.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original