O perfil administrativo adequado a uma instituição desportiva em relação aos princípios teóricos da administração.

Autores

  • Paulo Lanes Lobato Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Everton de Castro Vitorino Professor de Educação Física.

DOI:

https://doi.org/10.5016/6564

Palavras-chave:

Administração desportiva. Princípios administrativos. Organizações desportivas.

Resumo

Este artigo busca destacar para os administradores desportivos a importância de se conhecer os princípios teóricos da administração para que se possam melhor desempenhar suas tarefas. Apresenta uma pequena e simples revisão sobre os conceitos da administração e discute, baseado no modelo de administração desportiva realizada na A. E. R USIPA (Associação Esportiva Recreativa Usipa), princípios que poderiam ser estendidos a outras instituições desportivas em nosso País, ampliando as suas possibilidades de sucesso. Não se trata da apresentação de resultados e sim de ressaltar que a ação administrativa, satisfatoriamente realizada permitiria a mudança do perfil de muitas instituições desportivas, mesmo algumas consideradas grandes e que apresentam problemas primários e até de certo modo, simples de serem resolvidos.

Biografia do Autor

Paulo Lanes Lobato, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, MG

Possui graduação em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Viçosa (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1989) e doutorado em Ciencias do Desporto pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro (2011). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, administração esportiva, revista mineira, gestão esportiva e natação.

Everton de Castro Vitorino, Professor de Educação Física.

Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental - pela FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana/Universidad de Lyon - Espanha (2011); Lato Sensu em Educação Física Escolar pela UFV-MG (1999); Lato Sensu em Biologia pela UFLA-MG (2000),Graduado pela UFV em (1996), como Bacharel em Educação Física e Licenciado em Ciências Biológicas. Experiência na área de Educação Física Escolar e Biologia há 15 anos na rede pública estadual (SEE/MG) e particular. Atualmente exerce a função de Professor e Vice Diretor da Escola Estadual "Prof.Pedro Calmon", em Cel. Fabriciano-MG a qual está há 8 anos. A maior parte dos trabalhos desenvolvidos é voltada para a inclusão e atendimento dos alunos carentes e necessitados da comunidade ondel a escola está inserida. Sempre com projetos e técnicas inovadoras onde os resultados da prática pedagógica e da aprendizagem, satisfaz ou superam os resultados esperados. Sempre participa e estimula seus alunos a estarem presentes em cursos, encontros.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original