Cinética do fluxo sanguíneo no inicio de exercício moderado em idosos.

Autores

  • Sebastião Gobbi Departamento de Educação Física - Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro, SP. Bolsista da CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.5016/6573

Resumo

Os efeitos relacionados ao envelhecimento na cinética do rápido aumento do fluxo sanguíneo no início do exercício físico é amplamente desconhecido. Além disso, se a cinética é alterada com o treinamento em idosos também está indefinido. Parece que esta ausência de informação é parcialmente devida à dificuldade de uso de métodos de avaliação não-invasivos que possam apresentar alta resolução temporal que possam ser usados durante o exercício. Uma outra dificuldade que também pode ter contribuído para esta ausência de informação é o fato de que os mecanismos envolvidos na regulação da cinética do fluxo sanguíneo não estão bem claros.

Biografia do Autor

Sebastião Gobbi, Departamento de Educação Física - Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro, SP. Bolsista da CAPES.

Possui graduação como Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1975), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Kinesiology - University of Waterloo (1996) e livre-docência pela UNESP (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Rio Claro - SP, desenvolvendo atividades: a) de ensino na graduação e pós-graduação; b) de extensão como coordenador dos projetos Núcleo UNESP-UNATI, Atividade Física para a Terceira Idade Idosos (PROFIT), Atividade Física para para pacientes com doenças de Alzheimer ou de Parkinson; c) de pesquisa como coordenador do Laboratório de Atividade Física e Envelhecimento (LAFE) desenvolvendo projetos na linha de Atividade Física e Saúde, particularmente sobre a relação atividade física x doenças crônicas x capacidade funcional x envelhecimento. É bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Edição

Seção

Summary