Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes no Município de Londrina (PR), Brasil.

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Londrina, PR
  • Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5016/6580

Palavras-chave:

Sobrepeso. Obesidade. Crianças. Adolescentes.

Resumo

O estudo analisa a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes do município de Londrina (PR), Brasil. A amostra utilizada constituiu-se de 4.289 sujeitos de ambos os sexos e com idades entre 7 e 17 anos, selecionados aleatoriamente. A obesidade foi definida pela quantidade de gordura em relação ao peso corporal superior a 20% e 30% para rapazes e moças, respectivamente. Para as estimativas da gordura corporal recorreu-se às equações preditivas propostas por Slaughter et al. (1988), a partir dos valores de espessura das dobras cutâneas. O sobrepeso foi estabelecido a partir do 85º percentil do índice de massa corporal relativo à idade e ao sexo, com base no Health and Nutrition Examination Survey - HANES. Os resultados encontrados revelaram que a prevalência de obesidade foi discretamente maior que de sobrepeso, com tendências de elevação com a idade. As moças foram mais atingidas pelo excesso de gordura e de peso corporal que os rapazes, sobretudo no final da adolescência. Nesse período, por volta de 23% das moças e 17% dos rapazes analisados apresentaram quantidades de gordura corporal que caracterizam o estado de obesidade.

Biografia do Autor

Dartagnan Pinto Guedes, Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Londrina, PR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado em Condição Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Professor-Associado aposentado do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1980-2011). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Relacionada à Saúde, criado em 1994, atendendo 3 linhas de pesquisa: (a) comportamento de risco para a saúde; (b) exercício físico para promoção/conservação da saúde; e (c) programas de ensino no campo da educação física. Desde 1998, é bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Exerce a função de revisor e possui artigos publicados em periódicos científicos de impacto nacional e internacional. É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

Joana Elisabete Ribeiro Pinto Guedes, Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Londrina, PR

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná(1976), especialização em Técnica Esportiva Ginástica Rítmica Desportiva pela Universidade Norte do Paraná(1976), especialização em Técnica Esportiva Voleibol pela Universidade Estadual de Londrina(1983) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria(1987). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas:Destreza Motora, Modelos de demonstração, Aprendizagem Motora.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original