Fatores sócio-econômicos e ocupacionais e a prática de atividade física regular: estudo a partir de policiais militares em Bauru, São Paulo.

Autores

  • Henrique Luiz Monteiro Professor Doutor, Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP
  • Aguinaldo Gonçalves Professor Titular, Departamento de Ciências do Esporte, FEF/UNICAMP, Campinas, SP
  • Carlos Roberto Padovani Professor Adjunto, Departamento de Bioestatística, UNESP, Botucatu, SP
  • José Luiz Fermino Neto Professor de Educação Física, Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6609

Palavras-chave:

Situação sócio-econômica. Atividade física. Ocupação profissional.

Resumo

O binômio Saúde Coletiva - Atividade Física se relaciona diretamente com aspectos sócio-econômicos e ocupacionais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de fatores sócio-econômicos e ocupacionais em grupos com diferentes níveis de atividade física. A população de estudo constituiu-se por 88 indivíduos do sexo masculino, com idade entre 20 e 30 anos, todos soldados da Polícia Militar em Bauru-SP. A estes foi submetido questionário que permitiu identificar três níveis de atividade física: ativos, intermediários e sedentários. Os três grupos formalizaram o estudo observacional do tipo retrospectivo na comparação das seguintes variáveis: i) sócio-econômicas - número de dependentes, tipo de residência e renda per capita; ii) ocupacionais - turno de trabalho, atividade complementar e tipo de ocupação. O teste de Goodman para contrastes entre e dentro de populações multinomiais foi utilizado para análise dos dados. Os sedentários apresentaram piores condições sócio-econômicas e maior carga de trabalho; apresentam maiores despesas com moradia (54%), têm renda per capita de até um salário mínimo (53%) e possuem mais dependentes. Os ativos não exercem outra atividade ocupacional (87%), vivem em casa própria (50%), não possuem dependentes (40%) e têm renda per capita superior a dois salários mínimos (83%).

Biografia do Autor

Henrique Luiz Monteiro, Professor Doutor, Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP

possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Respondeu pela Diretoria da Faculdade de Ciências no período de 2005 à 2009. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde e Atividade Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lesões desportivas, prescrição de exercícios e doenças crônico-degenerativas.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original