Avaliação cinesiológica de baixo custo aplicada à reabitação da locomoção.

Autores

  • Antonio Augusto Fasolo Quevedo Departamento de Engenharia Biomédica, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, SP (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5016/6639

Palavras-chave:

Reabilitação motora. Biomecânica. Cinesiologia.

Resumo

A decisão sobre as técnicas a serem utilizadas na reabilitação de um indivíduo, bem como a avaliação dos resultados, normalmente são realizadas de forma subjetiva. Fatores não previstos podem produzir desvios em relação aos resultados esperados, que só serão detectados após um longo período de tratamento. Uma análise quantitativa dos movimentos permitiria a rápida detecção dos desvios, reduzindo o tempo necessário para a completa reabilitação. Esta análise, na avaliação inicial do paciente, permitiria um planejamento menos sujeito a falhas. Entretanto, tal análise exige o uso de um laboratório de cinesiologia, de custo elevado e que exige profissionais treinados, o que inviabiliza sua utilização em ambientes clínicos pequenos. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de sistemas de baixo custo e fácil operação que permitam a avaliação quantitativa da condição motora de seu paciente antes e durante o tratamento. As seguintes metas são propostas: 1. Definição de parâmetros quantitativos de movimento que possam ser obtidos a partir de dados coletados de forma simples e barata, significativos, e de fácil interpretação. 2. Desenvolvimento de sensores capazes de coletar os dados acima mencionados, de sistemas de coleta e armazenamento destes dados, e de programas de computador que facilitem a coleta e a análise.

Biografia do Autor

Antonio Augusto Fasolo Quevedo, Departamento de Engenharia Biomédica, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, SP (UNICAMP)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1993), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(1996) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia de Reabilitação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Controle Motor, Engenharia de Reabilitacao, Biomecanica.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original