Influência da aptidão aeróbia sobre o desempenho em uma tarefa anaeróbia láctica intermitente.

Autores

  • Emerson Franchini Mestrando em Educação Física (LADESP-EEFE-USP) São paulo, SP - Bolsista FAPESP;
  • Monica Yuri Takito Mestranda em Nutrição (FSP-USP), São Paulo, SP
  • Fábio Yuzo Nakamura Mestrando Ciências da Motricidade - Departamento de Educação Física, UNESP- Rio Claro, SP
  • Marcelo Regazzini Professor Assistente (LADESP-EEFE-USP), São Paulo, SP
  • Karin Ayumi Matsushigue Doutoranda em Educação Física (LADESP-EEFE-USP), São paulo, SP
  • Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss Professor Titular (LADESP-EEFE-USP.

DOI:

https://doi.org/10.5016/6649

Palavras-chave:

Aptidão aeróbia. Exercício intermitente. Anaeróbio. Lactato. Freqüência cardíaca.

Resumo

Este trabalho objetivou verificar a influência da potência e da capacidade aeróbias sobre o desempenho em uma tarefa anaeróbia intermitente (4 séries de Wingate para membros superiores com intervalo de 3min entre as séries). Para isso, dois grupos foram formados considerando a aptidão aeróbia dos atletas (judocas): (1) >AA, grupo maior aptidão aeróbia (n= 6; VO2pico = 72,0 ± 2,2 ml/kg/min; Velocidade de limiar anaeróbio (VLAn = 10,9 ± 0,7 km/h); (2) AA realizou mais trabalho (1-2-3-4; 1-2-3 e 2-3-4) e apresentou maior redução da FC (em % do pico) quando comparado ao grupo

Biografia do Autor

Emerson Franchini, Mestrando em Educação Física (LADESP-EEFE-USP) São paulo, SP - Bolsista FAPESP;

possuo graduação em Educação Física (1995) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), participei do 9th Postgraduate Seminar in Olympic Studies (International Olympic Academy, Greece, 2001), possuo doutorado em Educação Física - Biodinâmica do Movimento Humano (2001) pela EEFE-USP e Livre-Docência pelo Departamento de Esporte (2009) da mesma instituição. Atualmente sou professor associado (MS-5) do Departamento de Esporte da EEFE-USP. Tenho experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em lutas e modalidades de combate, em diferentes níveis de análise (histórico, pedagógico, fisiológico), embora tenha centrado especialmente nos aspectos fisiológicos, de avaliação e de prescrição de treinamento para atletas de judô. Tenho transferido os conhecimentos produzidos nessa área, atuando na preparação física de atletas de judô, com resultados positivos em competições de alto rendimento, como os Jogos Pan-Americanos (bronze de Alexandre Lee e prata de Leandro Guilheiro nos Jogos do Rio de Janeiro 2007; prata de Rafael Silva e ouro de Leandro Guilheiro e Tiago Camilo nos Jogos de Guadalajara 2011), Campeonatos Mundiais (prata em 2010 e bronze em 2011 de Leandro Guilheiro) e Jogos Olímpicos (medalhas de bronze de Leandro Guilheiro em Beijing 2008 e Rafael Silva em Londres 2012). Em 2012 concedi entrevista à Revista Science sobre projeto de pesquisa envolvendo análise metabólica do judô, previamente publicado no Journal of Visualized Experiments. No mesmo ano, participei como membro da comissão técnica da seleção brasileira de judô durante o período de aclimatação e durante os Jogos Olímpicos de Londres, cujos resultados representaram o melhor desempenho do Brasil nesta modalidade na história dessa competição. Anteriormente ao evento, atuei diretamente com os atletas Leandro Guilheiro (7o lugar na categoria até 81kg), Tiago Camilo (5o lugar na categoria até 90kg) e Rafael Silva (bronze na categoria acima de 100kg), com apoio do Time Brasil/Comitê Olímpico Brasileiro. Quanto às pesquisas conduzidas, tenho interagido com diversos pesquisadores brasileiros, bem como desenvolvido projetos e publicado com pesquisadores da Áustria, Argélia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, França, Polônia e Tunísia. Também tenho interesse em pesquisas cujos resultados possam ser transferidos para o Esporte.

Monica Yuri Takito, Mestranda em Nutrição (FSP-USP), São Paulo, SP

acharel e Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1995 e 2001, respectivamente) Mestrado e Doutorado em Saúde Pública junto ao Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2001 e 2006, respectivamente) Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestação, atividade física e antropometria.

Fábio Yuzo Nakamura, Mestrando Ciências da Motricidade - Departamento de Educação Física, UNESP- Rio Claro, SP

Fábio Yuzo Nakamura concluiu o curso de Bacharelado em Esporte, pela USP, em 1998. Obteve título de doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP - Rio Claro, em 2005. Atualmente, é professor adjunto B do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Ministra a disciplina de Bases Biodinâmicas da Atividade Motora no curso de Bacharelado em Educação Física. Atua como orientador no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL. Atua como colaborador (co-orientador de doutorado) na Università degli studi G. d'Annunzio Chieti Pescara (Itália), e na University of Technology Sydney (Austrália). Lidera o Grupo de Estudo das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento (GEAFIT). Possui publicações na área de Fisiologia do Exercício, com ênfase em temas como potência crítica, esforço percebido, variabilidade da freqüência cardíaca, e treinamento no esporte.

Marcelo Regazzini, Professor Assistente (LADESP-EEFE-USP), São Paulo, SP

possui graduação em Medicina; (1983) e Especialidade em Medicina Interna / Clínica Médica, pela Fundação Municipal de Ensino Superior e da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA; (1986) Especialidade em Medicina Desportiva, promovido pelo Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - EPM/UNIFESP; (1991). Mestrado em Medicina (Cardiologia), pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - EPM/UNIFESP; (1993). Especialista em Cardiologia, pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia - AMB/SBC; (2002). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina do Esporte, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiologia, Avaliação Cardio-pulmonar (ergoespirometria) e Avaliação pré-participação desportiva.

Karin Ayumi Matsushigue, Doutoranda em Educação Física (LADESP-EEFE-USP), São paulo, SP

possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: respostas fisiológicas, limiar anaeróbio, fadiga, lactato e desempenho esportivo.

Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss, Professor Titular (LADESP-EEFE-USP.

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é professora titular da Escola de Educação Física e Esporte - USP. Tem experiência em Medicina Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas:avaliação do desempenho esportivo, bioenergética, limiares metabólicos, consumo máximo de oxigênio e cinética do consumo de oxigênio.

Downloads

Edição

Seção

Tema Livre Premiado

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>