Ambiente de treinamento e competição. Basquetebol. Lance-livre.
Resumo
Os objetivos do presente estudo foram: (a) comparar o percentual de aproveitamento de atletas profissionais de basquetebol, em uma mesma tarefa (lances-livre), executada em ambientes diferentes (treinamento vs. competição/jogos); (b) verificar se o aproveitamento dos atletas difere entre si nas situações de treino e competição. Participaram cinco atletas homens, com média de idade de 28,2 anos (± 6,06), de um clube da Série A do Campeonato Nacional. O teste de McNemar mostrou que dois atletas obtiveram rendimento estatisticamente inferior (p ≤ 0,05) durante os treinamentos e o de KrusKal-Wallis, que os atletas não diferiram entre si no percentual de acertos. Habilidade de controlar a ansiedade e o nível técnico dos atletas pode estar relacionada com estes resultados.
Biografia do Autor
Edson Soares Medeiros Filho, Faculdade de Educação Física-Universidade Presidente Antônio Carlos, São Gonçalo do Rio Abaixo, MG
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é aluno de mestrado em Educação Física pela UFMG e vem desenvolvendo pesquisas, quantitativas e qualitativas, na área de Psicologia Esportiva. Possui experiência em educação física escolar, futebol e futsal.
http://lattes.cnpq.br/7197441815827408
Pedro Henrique Barros Carvalho de Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil
Acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais
Flávio Augusto Pereira de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil
Acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais